CRESCENDO ATRAVÉS DOS RELACIONAMENTOS-I Ts. 1:3-8

INTRODUÇÃO: Relacionamentos talvez seja a principal palavra que defina de fato o que seja a fé cristã. Cristianismo é relacionamento tanto numa esfera horizontal como vertical por isso não existe cristianismo sem relacionamento. O apostolo Paulo nesse texto agradece ao Senhor pelo crescimento e o exemplo da igreja de tessalonica. Em especifico nos versículos 5 a 8 ele nos apresenta o processo reprodutivo em sua ligação com os relacionamentos. Ao olharmos para este texto verificamos que este processo acontece em etapas, porém antes esta passagem exprime uma verdade central:
RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS SÃO RESULTADOS DE COMPORTAMENTOS FIRMES
ETAPAS NESTES RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS DE COMPORTAMENTOS FIRMES
I- A ETAPA DA DEMONSTRAÇÃO (V. 5)

  • As pessoas precisam de exemplos para que possam observar o comportamento que deles se esperam. Tudo o que fazemos ensina. (I Co. 2:4) Definição de integridade.
  • Só com demonstração clara de procedimento santo é que conseguiremos sucesso na nossa empreitada relacional comunitária (Mt. 5:16)

II- A ETAPA DA IMITAÇÃO (V. 6)

  • Deus deseja que homens e mulheres imitem seus discípulos, mas esse desejo surge no coração das pessoas quando os discípulos vivem de forma excitante e significativa.
  • O Novo Testamento convoca os cristãos imitarem os outros cristãos, Cristo e Deus. Paulo se coloca como exemplo a ser imitado (1 Cor 4:16), mas não se coloca como ideal de perfeição de maturidade, porém ao mesmo tempo declara Cristo como objetivo final de sua imitação        (1 Cor 11:1) Mas, lembre-se: características devem ser imitadas e reproduzidas e não vestimentas, cortes de cabelo ou fraseologias.

III- A ETAPA DA REPRODUÇÃO (V 7-8)

  • A reprodução acontece quando o “aprendiz” vira modelo; isto significa que o “aprendiz” chegou a um ponto em seu desenvolvimento que permite que outros o sigam para eles adquirirem as características de Cristo (discipulado). (Fp. 3:17)
  • Demonstração convida a imitação, que, por sua vez, leva a reprodução. A palavra “modelo” (tupos no grego) significa uma marca deixada por um golpe. A palavra evoca a visão de uma pessoa caindo na lama e deixando ali sua impressão. Modelar significa mostrar como você realmente é. (Rm. 12:2)

CONCLUSÃO: Diante do texto somos chamados a refletir…

  • a. Como está a nossa caminhada com Deus? Temos demonstrado a ação do Espírito Santo em nós?
  • b. Como esta a nossa caminhada no discipulado? Temos buscado caminhar com alguém para imitá-lo nas características que ele tem expressado de Jesus? Como esta a nossa disposição de caminharmos com alguém para juntos crescermos?
  • c. Já podemos ser “modelos” ao ponto de nossa vida ser reproduzida em outras pessoas? O bom perfume de Cristo tem se espalhado a partir da nossa vida?

Adaptado
 

Leave a Reply