UM RELACIONAMENTO CRESCENTE (Hb.10:19-25)

INTRODUÇÃO: Queria pensar com você hoje sobre um tema que julgo ser determinante para se ter uma vida cristã aprovada, partindo do pressuposto que Deus não nos chamou para estarmos com Ele em níveis da superficialidade, mas sim num estágio sempre crescente como meio relacional. Começando com a afirmativa de que estar e se manter na presença de Deus é sem dúvida alguma o maior desafio de fé cristã perseverante para o discípulo de Jesus como descrito no contexto da passagem que está diante de nós. Veja que o texto nos convida primeiramente a entrar em um lugar, depois nos chama a aproximarmos com coração sincero e puro interagindo assim com esta atmosfera de santidade deste lugar, e ainda há outro chamado para nos mantermos inabaláveis na nossa confissão de esperança neste lugar. Veja que a somatória destas ações descritas no texto tende a gerar consequentemente uma relação de crescimento de nossa espiritualidade como servos de Deus. O que Deus mais deseja de seus filhos é que eles tenham uma relação crescente e perseverante, de continuidade relacional com Ele, e que não exista altos e baixos nesta comunhão. Queria fazer lhe uma pergunta oportuna que julgo ser crucial para você: Como é de fato o seu relacionamento com Deus?…Crescente ou decrescente? Estável ou instável? Perseverante ou inconstante? Seguro ou inseguro? Encontramos nesta narrativa a receita perfeita para levar-nos a vivenciamos este relacionamento crescente com o Senhor, e assim concluímos que:

 UM RELACIONAMENTO CRESCENTE COM DEUS SÓ PODE SER COMPROVADO COM ATITUDES FIRMES

 ALGUMAS DESTAS ATITUDES FIRMES QUE COMPROVAM RELACIONAMENTO CRESCENTE COM DEUS

I- ATITUDE DE CORAGEM – (V19-20)
  • Veja que o texto começa centrando num convite que é feito aos crentes.
  • Entrar neste lugar de comunhão cuja atmosfera é de santidade exige atitude corajosa. (II Tm 1:7, I Co 16:13)
  • E só podemos entrar porque Cristo nos abriu este novo e vivo caminho.
  • Este lugar relacional só é uma realidade possível graças ao sangue e ao corpo de Cristo. ( I Co 11:23-25)
  • Sendo assim é preciso ter uma atitude firme de coragem para vivenciar relacionamento crescente com Cristo.
II- ATITUDE DE FÉ – (V22-23)
  • Que começa com as motivações corretas do nosso coração. (Pv 4:23)
  • E que prossegue com uma disposição de limpeza do nosso corpo com água limpa. (Ef5:26)
  • E por isto não há lugar para vacilos nesta relação crescente com Cristo que é produto da fé. (Hb 11:6)
  • Por isto estar acima de tudo convictos sobre a fidelidade daquele que fez a promessa é imprescindível. (Dt7:9)
  • Só através de uma atitude firme de fé é que alcançaremos crescente relacional com Cristo.
III- ATITUDE DE SERVIÇO – (24-25)
  • É preciso que imaginemos maneiras de como estimular o amor e as boas obras no contexto da comunidade (I Ts 5:11)
  • A falta de comprometimento com o corpo e com o ambiente de culto compromete esta crescente relacional. (At 2:41-42)
  • Por isto é necessário que sirvamos aos mais fracos motivando-os a não abandonarem o lugar do culto. (Sl 84:10)
  • Tendo como parâmetro direcional o dia de Cristo para que esta crescente relacional aconteça.
  • Só tendo uma atitude firme por meio de ações de serviço no contexto da comunidade é que alcançaremos relacionamento crescente com Cristo.

CONCLUSÃO: Volto a fazer aquela pergunta inicial:

  1. Como é de fato o seu relacionamento com Deus? Crescente ou decrescente?
  2. Você tem buscado com coragem um viver em intimidade com Cristo nesta crescente relacional?
  3. Qual é o lugar da fé na sua caminhada de comunhão com o Senhor?
  4. Servir a igreja e o corpo de Cristo é uma atividade regular em sua vida?

Pr. Carlos Norberto da Silva
 

Leave a Reply