A SALVAÇÃO COMO OBRA REDENTORA DE CRISTO – I Pe. 1:3-12

A SALVAÇÃO COMO OBRA REDENTORA DE CRISTO

(I PE 1: 3-12)

 
 
INTRODUÇÃO: Uma das bases da fé que precisa nortear a vida no contexto da mensagem cristã é a doutrina da salvação. A mensagem cristã se torna manca se um dos focos centrais de sua transmissão não for a razão principal da obra redentora da morte de Cristo neste caso a doutrina da salvação. A doutrina da salvação tem como alvo o homem sem Cristo, sendo que sua essência básica esta no fato de um Deus justo e amoroso morrer por pecadores com características totalmente opostas às suas qualidades, homens que só podem ter acesso a salvação por causa do amor de Deus na obra redentora de Cristo e por ação do Espírito Santo que é o agente para atrai-los a Deus por convencimento em detrimento do seus pecados que tende a conduzi-los para a perdição. O papel do Espírito Santo é essencial pois sua obra é convencer aqueles que se apresentam com corações preparados e convencidos do seu falso senso de justiça, juízo e pecado, sendo ele o agente que nos conduz a uma vida de plena segurança na nossa relação com o Altíssimo. Portanto a revelação da obra redentora de Cristo na cruz e sua ressurreição passa necessariamente primeiro pela obra convencedora do Espírito Santo na vida do pecador perdido que é atraído a graça de Deus. Por este fato a doutrina da salvação é magnífica e extremamente necessária a sua abordagem para que não tenhamos um cristianismo engessado que acabe por focalizar sua pregação em temas que gerem conforto e satisfação a uma geração de pessoas que estão dentro das igrejas porém nunca experimentaram o dom principal que foi o motivo da obra redentora de Cristo na Cruz e sua ressurreição. Queria pensar hoje com os amados sobre o texto de primeira Pedro capítulo 1 cuja abordagem retrata a gratidão do apóstolo Pedro pelo fruto da salvação, ou seja aquilo que a salvação produz na vida dos salvos e por isso gostaria de tirar como preposição desta verdade bíblica que:
 

SOMENTE DEUS DEVE SER LOUVADO POR CAUSA DA OBRA REDENTORA DE CRISTO NA SALVAÇÃO DO PERDIDO

 

RESULTADOS PRODUZIDOS PELA OBRA REDENTORA DE CRISTO NA SALVAÇÃO DO PERDIDO

 
I- ESPERANÇA VIVA – V 3
– Antes estávamos todos perdidos sem esperança e sem um salvador (Is 53:5-6)
– Porém em Cristo encontramos misericórdia, proteção e redenção (Ef 2:1)
– Sua ressurreição é a principal razão de encontrarmos novo sentido para a nossa vida (Rm 6:5)
– A ressurreição é o principal meio norteador para cultivarmos esta esperança viva
– Portanto a obra redentora de Cristo produz sempre uma esperança viva
 
II- HERANÇA PERFEITA – V 4-5
– Por meio da obra de Cristo nos tornamos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo (Rm 8:17)
– Esta herança que passamos a ter em Cristo não perece, não se contamina e nem se altera
– Está herança que passamos a ter em Cristo esta bem guardada e reservada nos céus (Mt 25:34)
– Esta herança é para aqueles que foram lavados e regenerados pelo sangue de Cristo (Cl 1:12)
– Por isso a obra redentora de Cristo produz para o salvo está herança que é perfeita
 
III- ALEGRIA INCONDICIONAL E INEXPRIMÍVEL – V 6 – 8
– A obra redentora de Cristo produz sempre alegria mesmo em meio às provações (Tg 1:2)
– Provações estas que são os meios para a ação de Deus em nossas vidas (Tg 1:12)
– Alegria que não se condiciona à uma visão comprovadora para a ação de Deus (Jo 20:29)
– Alegria está que produz louvor, glória e honra para o nosso salvador (I Pe 4:13)
– A obra redentora de Cristo produz também nos salvos alegria incondicional e inexprimível
 
IV- FÉ OPEROSA – V 7 – 10
– Esta alegria incondicional em meio ao adverso visa produzir uma fé preciosa (I Jo 5:4)
– Esta fé é digna de louvor, produzindo assim amor pelo Senhor e alegria profunda em nossa alma
– A salvação de nossa alma é o objetivo centrado no exercício desta fé operosa (Jd 1:3)
– Bem como um fato bastante avaliado pelo profetismo bíblico redundando na graça de Deus (Ef 2:8)
– A obra redentora de Cristo ira produzir nos salvos uma fé verdadeiramente operosa (Rm 10:8-10)
CONCLUSÃO:
Você já é um herdeiro da salvação que é concedida por meio de Cristo?
O que representa para você o fato de ter tido a experiência de receber a salvação que Cristo dá?
Você já vive o fato de ter uma esperança viva por causa da experiência com Cristo?
A herança consequente da salvação é uma realidade que você tem valorizado que o leva a falar de Jesus aos outros?
Há demonstração de uma fé operosa em sua vida como discípulo genuíno de Cristo?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply