A DISPOSIÇÃO DE SEMPRE SERVIR – Jo. 6:1-15

A DISPOSIÇÃO PARA SERVIR
TEXTO-JOÃO 6:1-15
INTRODUÇÃO:Este é um texto fantástico, não só pelo milagre em si, porém pelos princípios que Jesus nos ensina como meio orientador de nossa caminhada com ele. A questão paradoxal deste texto é o que mais me chama a atenção devido ao fato de enxergar nesta narrativa o mestre nos convocando para o exercício de nossa atividade participativa no milagre, o qual tem como alvo a vida do outro e por isso fica muito claro que Deus quer nos usar para abençoar a vida daqueles que nos cercam. Quantos pães e quantos peixes você tem para Jesus usar como milagre multiplicador em favor dos necessitados? Deus tem nos chamado nestes dias para sermos canais do seu favor aos necessitados, daqueles que estão com fome (ex: Renovare). Fica muito claro que uma das lições mais importantes que este texto nos aponta é para a realidade de que:
É PRECISO DISPONIBILIZAR TUDO O QUE TEMOS PARA A AÇÃO DE JESUS EM FAVOR DAQUELES QUE PRECISAM
LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM ESTA SITUAÇÃO ONDE PESSOAS DISPONIBILIZAM TUDO O QUE TEM EM FAVOR DAQUELES QUE PRECISAM
I- NUNCA SUBSTIME O QUE VOCÊ TEM E QUEM VOCÊ É (V 9)
A-  Alguém em meio aquela multidão possuía algo de grande valor para Jesus, e que estava disponível para o seu agir (Um garoto, cinco pães e dois peixes)
(II Rs. 5:3)
B- Aquilo que parece insignificante para os outros pode ser a resposta para o grande milagre que Jesus quer operar (I Sm 17:42)
C- Não podemos nunca subestimar quem somos e o que temos, apenas disponibilizar tudo para Jesus operar o milagre  (Jo 2:5)
II- OBEDEÇA A ORDEM DE COMANDO DE JESUS MESMO QUE PAREÇA LOUCURA (V10)
A- Jesus sempre parte do pressuposto de organização na situação para nos envolver no seu plano de ação ( Mt 15:35-36)
B- Obedecer diante da aparente impossibilidade é o desafio para aqueles que exercitam fé no agir de Jesus (Hb 11:1)
C- Devemos sempre obedecer a ordem de comando de Jesus exercitando assim a nossa dependência e confiança no seu agir (Mc 6:12-13)
III- AGRADEÇA SEMPRE A DEUS PELO MILAGRE QUE AINDA NÃO ACONTECEU (V11)
A- Jesus sempre fora um exemplo de gratidão ao Pai no qual devemos também  nos inspirar  (Cl 3:17)
B- A gratidão deve sempre preceder o milagre, portanto devemos estar sempre
prontos a agradecer em meio a adversidade a espera do milagre  (I Ts 5:18)
C- Precisamos atentar para a gratidão primeiramente para que o milagre aconteça subsequentemente (II Co 2:14)
IV- NUNCA DESPERDICE AQUILO QUE FORA CONQUISTADO PELO FAVOR DE DEUS  (V 12-13)
A- Devemos usufruir cada parte da benção de Deus sem nunca desperdiçar possíveis dividendos do seu favor (Pv 10:22; Fp 3: 7-8)
B- É preciso obedecer o princípio do não desperdício para que outros venham também usufruir tais provisões (Hb 12:15-17)
C-  A cultura do desperdício nunca pode ser uma atitude inerente aos filhos de Deus, para que eles continuem sendo alvos do seu favor (Mt 6:24; Ap. 2:4)
CONCLUSÃO: Quais são os pães e peixes que você tem para utilizar em favor daqueles que estão em necessidade? Deus tem chamado você para ser canal da benção dEle, e não para viver isolado e egoisticamente ! Quantos pães e quantos peixes você tem? Que privilegio poder disponibilizar nossa vida, nossos dons, nosso tempo e dinheiro para abençoar aos necessitados e assim viver o princípio ensinado por Jesus que mais bem aventurado é dar do que receber.
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply