AS MARCAS DA VIDA DE UM PAI APROVADO POR DEUS – Jó 1:1-5

 

AS MARCAS DA VIDA DE UM PAI APROVADO POR DEUS

(Jó 1:1-5)

 
INTRODUÇÃO: Os pais são privilegiados por transmitir legados à nova geração, isso alude a habilidades. Os pais são altamente influenciadores da nova geração, isso sugere responsabilidades. Os pais são instituídos por Deus para transmitir a fé à nova geração, isso demanda espiritualidade.
Ainda que Jó fosse o mais rico e poderoso do Oriente, não permitiu que suas mais altas responsabilidades diminuíssem sua atenção e preocupação por seus filhos. Deste modo, temos um dos mais nobres exemplos na história de pais aprovados por Deus.
 

SÓ UM PAI APROVADO POR DEUS DEIXA MARCAS PROFUNDAS

 NA VIDA DE SEUS FILHOS

 

MARCAS DEIXADAS POR JÓ NA VIDA DE SEUS FILHOS AS QUAIS O QUALIFICA COMO PAI APROVADO POR DEUS

 
I-                   O PAI APROVADO POR DEUS ENSINA MAIS PELO EXEMPLO DO QUE COM PALAVRAS (V 1-3)
©      A vida de um pai aprovado por Deus é caracterizada pela integridade, não pela hipocrisia: Jó era íntegro, não falso. Ele não mentia, não vivia vida dupla. Ele era sincero transparente e verdadeiro (Fp. 2:8) Os filhos aprendem tanto a hipocrisia quanto a integridade observando a vida de seus pais
©      A vida de um pai aprovado por Deus é pautada pela retidão moral, não pela aptidão imoral: Jó era reto, possuidor de um caráter elevado, nobre e reto. Ele era responsável e honesto em tudo. A vida dos filhos é a extensão da vida dos pais.
©      A vida de um pai provado por Deus é correta: Jó era temente a Deus. Jó não só falava de Deus; ele temia a Deus. Enquanto muitos serviam outros deuses, os filhos de Jó o viam servindo ao Deus verdadeiro. Nos filhos, espiritualidade não é hereditária, é aprendida e depois desenvolvida.
©      A vida de um pai aprovado por Deus é vista na maneira de lidar com o mal:sabia do perigo existente, por isso se desviava do mal, do pecado e da corrupção. Os filhos aprendem com o pai a correr do mal ou a correr para o mal.
 
II-                O PAI APROVADO POR DEUS PREOCUPA-SE EM INFLUENCIAR POSITIVA- MENTE SEUS FILHOS (V 1-4)
©      O pai aprovado por Deus passa tempo com seus filhos: Os filhos de Jó tinham tempo uns para os outros devido ao tempo que o pai dedicou a eles. Filhos precisam da presença do pai, nada compensa a falta de tempo, carinho e atenção de um pai.
©      O pai aprovado por Deus promove a união, a paz e a felicidade de seus filhos: Jó era um pai realizado. O relato não revela um clima tenso entre os sete filhos e três filhas de Jó, mas que todos frequentavam a casa um do outro e comemoravam essa harmonia com banquetes. O ciúme, a inveja, a intriga ou mesmo o amor, a afetividade e a harmonia são promovidos pelos pais.
©      O pai aprovado por Deus se preocupa mais com vida espiritual do que com o sucesso profissional de sues filhos: Jó se preocupava mais com a salvação do que com a profissão de seus filhos. Jó nunca demonstrou a seus filhos que adquirir riquezas era mais importante que tudo, mas ele revelou que Deus é mais importante que tudo, Os filhos precisam de pais que sejam firmes referências e padrões de fé.
 
III-             O PAI APROVADO POR DEUS DESEJA ARDENTEMENTE A SALVAÇÃO DE SEUS FILHOS (V 5)
©      O pai aprovado por Deus assume o posto de sacerdote do lar até o fim de vida: Jó não abriu mão de sua missão de pai, muito menos, de sua missão de conduzir seus filhos ao Pai Celestial. Mesmo velho e tendo seus filhos adultos, se preocupava com a salvação deles.
©      O pai aprovado por Deus se preocupa com a santificação de seus filhos: Jó chamava seus filhos já adultos e através de um ritual familiar santificava todos eles. Mais vale um filho indo para o céu do que trilhando os caminhos da fama e da riqueza indo para o inferno.
©      O pai aprovado por Deus é um incansável intercessor diante de Deus por seus filhos: Embora com tantas propriedades, empregados e negócios para cuidar Jó se levantava de madrugada todos os dias para cuidar da espiritualidade de seus filhos. Para Jó o problema não era levantar de madrugada e orar, problema seria perder seus filhos para o diabo. Os filhos precisam de seus pais orando por eles, mesmo depois de adultos.
 
CONCLUSÃO:
1. Jó é um homem como todos os demais homens sérios, com responsabilidades diárias, agenda lotada, mas extremamente zeloso em sua vida espiritual e familiar. É por isso que ele teve uma família feliz e saudável com filhos morando nas proximidades de sua casa.
2. Jó é um homem que, como todos os homens, vivem num ambiente infectado com a imundícia do pecado, mas se desviava do mal e ensinava seus filhos a fazer o mesmo. Pais aprovados por Deus desejam que seus filhos também sejam.
3. Jó era um homem velho, com seus filhos crescidos, em suas próprias casas; mas intercedia continuamente, com profunda sensibilidade espiritual, clamando pela ação de Deus na vida deles.
 
APELO:
1. Pai preocupe-se mais com o que você está legando a seus filhos.
2. Pai valorize mais a seus filhos passando tempo com eles influenciando-os positivamente.
3. Pais orem mais, intercedam mais, clamem mais pela salvação e espiritualidade dos filhos que Deus lhes deu.
 
Adaptado Mensagem do Pr. Heber Armi

Leave a Reply