COLOCANDO A VIDA EM ORDEM II Cr. 19:4-11

COLOCANDO A VIDA EM ORDEM (II Cr. 19:4-11)

INTRODUÇÃO: Muitas pessoas encaram desafios na organização de coisas em suas vidas como verdadeiros gigantes a serem superados… Confesso que colocar em ordem minha vida no que diga respeito à disciplina devocional, principalmente em relação à leitura tem sido o maior dos desafios. Para se colocar a vida em ordem precisamos primeiro compreender uma regra básica e determinante no caminho da organização do nosso ser interior, e esta regra nada mais é do que o exercício da repetição, não como algo cansativo e enfadonho, porém como disciplina prazerosa e obsessiva. Veja que até nas pequenas coisas precisamos compreender que a ordem precisa ser estabelecida, uma situação atual é o exemplo do nosso irmão Allan que mudou ontem para outra casa, vindo agora a realidade de colocar toda a mudança em ordem, tudo no seu devido lugar! Que trabalho não é? Josafá esteve colocando ordem, esteve ordenando em todas as áreas o seu reinado, o seu povo, a sua vida.
Nós também precisamos colocar ordem em nossa espiritualidade, família, trabalho, relacionamentos, etc… e por isso gostaria de pensar no tema acima a partir da seguinte transição:
É NECESSÁRIO COLOCARMOS NOSSA VIDA EM ORDEM EM TODAS AS ÁREAS (II Rs. 20:1)

DIREÇÕES A SEREM TOMADAS NO PROCESSO DE
COLOCARMOS ORDEM EM TODAS AS ÁREAS DE NOSSA VIDA

I- VOLTAR-SE PARA DEUS (V 4)
v  A presença de Josafá entre o povo, embora não pessoalmente em todos os lugares, porém representado, evidencia sua preocupação com a vida espiritual da nação
v  Quando lemos que Josafá tornou a passar retrata uma segunda fase do seu projeto descrito em (II Cr. 17:6-9) quando percorria as cidades de Judá ensinando a palavra de Deus, bem como sua vontade.
v  É preciso que saibamos que toda reforma espiritual, todo grande e verdadeiro avivamento, toda organização espiritual começa com uma volta a palavra de Deus (Ne. 8:1-3)
v  Para organizarmos nossa vida, casa, igreja, relacionamentos etc… temos que nos voltar para Deus (Is. 55:6-7)
II- EXERCITAR A JUSTIÇA (V 5-10)
v  Possivelmente seja a direção a qual o texto mais enfatiza
v  Características que os juízes e nós também precisamos ter para andarmos em justiça.
a.         Consciência de julgar da parte de Deus e não do homem (V 6)
b.         Ter temor de Deus (V 7)
c.         Fazer tudo com cuidado (V 7)
d.        Conscientizar-se de que em Deus não há injustiça, parcialidade, nem suborno (V 7)
e.         Andar no temor do Senhor em fidelidade e integridade de coração (V 9)
f.          Admoestar o povo a não errar levianamente para que a ira de Deus não se manifestasse (V 10)
v  A justiça sempre foi algo muito precioso para Deus (Sl. 48:10; 97:2; 119:137; 145:17)
v  A justiça de Deus é algo muito importante na salvação, pois não temos justiça própria, mediante a fé Deus nos imputa a justiça de Cristo (Rm. 5:1)
v  Se quisermos colocar nossa vida em ordem temos de atentar para a justiça, buscando a justificação mediante a fé em Cristo, procurando ser o mais justo possível em nossa vida e relacionamentos
III- DETERMINAR TODOS OS DETALHES (V 11)
v  Este é um princípio que não só aparece no V 11, mas em todo o texto
a.         Josafá determinou uma estratégia para passar por todo o povo e fazê-lo voltar-se a Deus
b.         Estabeleceu juízes em todas as cidades fortificadas
c.         Estabeleceu levitas, sacerdotes e cabeças das famílias para julgarem Jerusalém
d.        Deu instruções detalhadas aos juízes estabelecidos
e.         Atribuiu funções, áreas de atuação, separando a autoridade religiosa da do estado.
v  Se quisermos colocar todas as áreas de nossa vida em ordem, não podemos achar que isso acontecerá automaticamente. Temos de ser pró ativos, determinar cada coisa a ser feita, quando e onde ser feita (Mc. 6:39-44)
v  Ex: Se queremos colocar em ordem nossa vida devocional, o que precisamos fazer de efetivo para que isto aconteça? Orar mais, meditar nas escrituras! Como vamos empreender isto? Quando? Onde? Por quanto tempo? O que vamos interceder? (Sl. 1:2)

CONCLUSÃO: É preciso que coloquemos nossa vida em ordem atentando para aquilo que aprendemos com a experiência de Josafá ao se voltar para Deus, atentar para a justiça e ser comprometido em relação à questão dos detalhes. Que Deus possa nos ajudar a aplicar esses princípios importantes para que possamos colocar a nossa vida em ordem em todas as áreas.

CRISTIANISMO TOTAL (Adaptado)

Leave a Reply