UM CONVITE CONDICIONAL OS. 6:1-4

UM CONVITE CONDICIONAL (Os. 6:1-4)


INTRODUÇÃO: A experiência do povo de Deus nos fascina pelo fato de estarem sempre sob os cuidados do Altíssimo, mas principalmente por causa da atitude do todo poderoso de dar sempre uma nova oportunidade ao seu povo para recomeçar sua caminhada com Ele. Há muitas situações e experiências no livro de Oséias que comprovam o amor de Deus por um povo rebelde e traidor, e isto vimos a partir da realidade do próprio profeta, porém as lições que podemos aprender com a descrição proposta aponta para algumas experiências progressivas no processo de restauração da nação que creio tenha tudo a ver com muitas pessoas que estão aqui hoje. Veja que estas experiências nos são apresentadas aqui com um forte senso de direção em uma caminhada rumo ao sucesso na vida espiritual e por isso gostaria de pensar hoje sobre alguns “Con” que fazem toda a diferença neste processo de reestruturação.
HÁ SEMPRE DA PARTE DE DEUS UM CONVITE CONDICIONAL
ÀQUELES QUE ESTÃO PERDIDOS E SEM DIREÇÃO

CAMINHOS QUE PRECISAMOS SEGUIR PARA
ATENDER PRONTAMENTE A ESTE CONVITE

I- O CAMINHO DA CONVERSÃO (V 1)
Ø  A maldita tendência de sermos atraídos pelas coisas da terra (Gl. 3:1; Cl. 2:8)
Ø  Há um chamado que expressa preocupação e ecoa nos nossos ouvidos para que nos convertemos voltando-nos para Ele (Is. 55:6 e 7; Os. 14:1)
Ø  A Sua misericórdia continua de pé para conosco (Tg. 5:11)
II- O CAMINHO DO CONSERTO (V 2 a)
Ø  A difícil tarefa de sermos barro de um vaso quebrado em suas mãos (Jr. 18: 4 a 6)
Ø  O processo as vezes desgasta, dói, incomoda mais é necessário (Lc. 22: 31, 32, 60 e 61)
Ø  Nossos olhos precisam focar sempre o dia seguinte (Sl. 30:5)
III- O CAMINHO DO CONHECIMENTO (V 2 b e 3)
Ø  Há um chamado para conhecermos o Senhor sendo assim seus amigos mais íntimos                         (Jo. 15: 14 e 15)
Ø  Ele quer compartilhar conosco seus segredos (Am. 3;7)
Ø  A marca para que tal conhecimento exista é sermos íntimos dEle (Sl. 25:14)
IV- O CAMINHO DA CONTINUIDADE (V 4)
Ø  Nossa luta maior é contra a inconstância devocional (Gl. 1:6)
Ø  Ele sabe com quem pode contar nesta relação com Ele (Jz. 7: 5 e 6)
Ø  Em uma vida cristã comprometida existem disciplinas que precisam ser levadas muito a sério, não se pode olhar para traz. (II Tm. 2: 4 e 5; Lc. 9:62)
CONCLUSÃO: Amado hoje é o dia de você voltar-se para os braços do Senhor convertendo-se a Ele… É o dia de você deixá-LO consertar o momento o qual você está vivendo, desenvolvendo assim um novo conhecimento de amizade íntima com Ele. O Senhor o chama para que você dê continuidade a uma relação sincera e fiel, dando seqüência à prática do primeiro e único amor que nunca poderia ser apagado. Qual resposta você tem para dar diante do convite colocado diante de você hoje?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply