15ª OLIMPÍADAS “ATLETA DE CRISTO” 2

REGULAMENTO GERAL

 

I – DAS FINALIDADES

 

Art.01 – A 15ª Olimpíadas “Atleta de Cristo” de Marília será organizada e dirigida pela Igreja Evangélica das Nações, tendo por finalidade promover a integração dos esportistas cristãos, afiliados a uma Igreja Evangélica, contando com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de Marília.

 

Art.02 – Os jogos serão realizados de 11 a 22 de julho de 2011 nas dependências do Yara Clube a partir das 19:00h, sendo que no dia 10/07 (domingo) ocorreráCICLÍSMO no período da manhã; no dia 16/07 (sábado) as competições de BOCHA e TENIS DE MESA no período da manhã e CORRIDA no período da tarde; dia 17/07(domingo) as finais do TENIS DE MESA no período da manhã; dia 18/07 (segunda feira) a NATAÇÃO acontecerá no período noturno.

A abertura oficial será no dia 11/07 (Segunda-feira) às 19:30h, no Yara Clube.

§ 1. Cada Ginásio terá um DELEGADO responsável direto pelos jogos da quadra;

§ 2. Toda questão que surja nestas quadras deverão ser levadas diretamente aos seus delegados. Não será permitido sugestões ou reclamações diretamente à Organização sem passar antes pelos delegados.

Art. 03 – Poderão participar os atletas regularmente inscritos, sendo que a taxa de inscrição é de R$ 60,00 por equipe.

OBS. Cada igreja poderá inscrever até 02 (duas) equipes por modalidade e categoria. Na formação dos grupos, estas equipes não se confrontarão na primeira fase, a menos que haja grupo único.

 

II – CATEGORIAS

 

Art.4 – Os jogos serão disputados nas seguintes categorias:

As modalidades de vôlei e basquete [masculino e feminino] e futsal feminino serão divididas em apenas uma categoria:

 

ABSOLUTO – nascidos até 1996 (15 anos). Não será permitido atletas abaixo desta idade, em hipótese alguma.

 

A modalidade de futsal masculino, e as modalidades individuais, tanto masculino e feminino serão divididas em 05 categorias:

INFANTIL – de 2000 (11 anos) a 1998 (13 anos);

JUVENIL – entre 1997 (14 anos) a 1995 (16 anos);

ADULTO – entre 1994 (17 anos) a 1977 (34 anos);

MASTER – de 1976 (35 anos) em diante.

SENIOR – de 1963 (48 anos) em diante.

 

OBS. Nas modalidades coletivas os jogadores poderão jogar em uma categoria acima, desde que estejam inscritos em uma só equipe. Não será permitida alteração do adulto para o máster, do máster para o sênior, mas sim do sênior para o máster e do máster para o adulto, desde que a igreja não tenha equipe inscrita na modalidade.

 

 

III – FICHAS DE INSCRIÇÃO

 

OBS. Será entregue 2(dois) CDs a cada igreja , o 1º (primeiro) com modelos das fichas de inscrição e identidade dos atletas, ficha da igreja, relação nominal dos atletas, ficha de substituição de atleta, ficha de inscrição individual de atleta e o regulamento ; 2º (segundo) para ser gravado e  entregue no dia da inscrição, com este material devidamente preenchido.

Art. 5 – As fichas de inscrições (da Igreja e das equipes), a identidade dos atletas e a relação nominal, deverão ser devidamente preenchidas no computador, impressas, assinadas e entregues juntamente com o CD (gravado) mais a taxa de R$ 60,00 por equipe até o DIA 16 DE JUNHO no Centro de Treinamento Missionário das Nações (C.T.M.N.) na Av. João Ramalho, 1231 em período vespertino (das 14:00 as 18:00) ou no período noturno (das 20:00 às 22.00h).

§ 1 – O pagamento das inscrições deverá ser feito em dinheiro. Não serão aceitos cheques. O não cumprimento desta exigência implicará na não aceitação das inscrições das equipes.

§ 2 – As fichas de inscrições (da Igreja e das equipes) , a identidade dos atletas e a relação nominal deverão ser preenchidas nas devidas modalidades e categorias, salvas no CD (que será entregue no ato da inscrição, até 16/06).

Art 6 – A ficha de inscrição da equipe com as identidades dos atletas deverá ser devidamente preenchidas no computador com fotos recente, colorida, digitalizadas e impressas em papel, assinada pelos respectivos atletas, o responsável da equipe e o pastor da igreja. A mesma será enviada pela comissão organizadora, juntamente com a súmula do jogo correspondente, ficando a disposição dos mesários.

§ 1 – A não apresentação da ficha de inscrição da equipe com as  identidades dos atletas ou a apresentação com os dados incompletos implicará na impossibilidade do atleta e/ou equipe participar da partida em questão. Não será permitido jogar apenas com o RG.

OBS 1. Somente poderão ser inscritos para esta competição pessoas que sejammembros da igreja (batizados, professos, membros menores e pessoas que estão em processo de discipulado ou batismo). O pastor responderá por este ato, juntamente com aquele que estiver como representante. Salvo no ciclismo, apenas nas categorias fraudinha, pré mirim e mirim.

OBS 2. Qualquer alteração na ficha de inscrição só poderá ser aceita até o dia 30 de junho, através da ficha de substituição do atleta ou ficha de inscrição individual do atleta (consta no CD), devidamente preenchida, assinada pelo atleta, responsável e o pastor da igreja sendo entregue no CTMN.

 

OBS 3. Fica sob a responsabilidade dos representantes das igrejas a apresentação do RG original do atleta no prazo de 30 minutos, caso haja necessidade de conferir a veracidade dos dados contidos na identidade do Atleta, sob solicitação da Comissão Organizadora.

OBS 4. Fica sob a responsabilidade dos representantes das igrejas buscarem as tabelas dos jogos entre os dias 04 e 05 de julho no C.T.M.N. nos horários acima citados no art.5.

 

PARÁGRAFO ÚNICO: Para efeito de classificação geral, serão computados os pontos de cada modalidade como segue critério abaixo:

 

CATEGORIAS COLETIVAS

1º lugar

13 pts

2º lugar

08 pts

3º lugar

05 pts

4º lugar

03 pts

5º lugar

01 pt

 

 

CATEGORIAS INDIVIDUAIS

1º lugar

08 pts

2º lugar

05 pts

3º lugar

03 pts

4º lugar

02 pts

5º lugar

01 pt

 

 

IV – DA PREMIAÇÃO

 

Art.07 – Serão conferidos troféus aos três primeiros colocados na contagem geral e medalhas para os atletas que conquistaram a primeira, segunda e terceira colocação em cada modalidade. A entrega da premiação acontecerá na festa de encerramento no dia 22/07 (sexta feira).

 

 

V – UNIFORME

 

Art.08 – Todas as equipes deverão estar devidamente uniformizadas, inclusive os atletas das categorias individuais. Especificamente com camisetas iguais e numeradas, calções e meias.

 

OBS 1. No Futsal só poderão jogar atletas calçados devidamente, com tênis de futsal.Não será permitido o uso de tênis para society, conforme exigências dos proprietários das quadras.

OBS  2.  O uso de caneleiras será obrigatório.

OBS 3. Jogadores que fazem uso de óculos deverão providenciar óculos apropriados para a prática desportiva. Se por acaso, optar pelo uso de óculos comuns serão responsabilizados pelo infortúnio.

OBS 4. Não será permitido o uso de brincos, pulseiras, colares e piercing durante a realização das partidas.

 

VI – HORÁRIO DE JOGO

 

Art.09 – Haverá tolerância de 15 minutos do horário marcado para o primeiro jogo do dia. A equipe que não comparecer será punida com W.O., sendo que a equipe que estiver na quadra será declarada a vencedora.

§ 1. Caso nenhuma das equipes compareça completa, nenhuma delas ganhará pontos.

§ 2. Mesmo havendo W.O. os jogos seguintes seguirão os horários especificados na Tabela.

§ 3. Se uma igreja acumular 2 (dois) W.O. em qualquer modalidade e categoria, a Comissão Disciplinar avaliará o caso podendo até eliminá-la do evento e/ou eventos futuros.

§ 4. Alertamos os representantes e atletas das Igrejas participantes que este ano os jogos estarão distribuídos em quadras distantes umas das outras. Portanto cada Igreja é responsável pela presença de suas equipes nos locais e horários determinados pela tabela, bem como pelo translado de seus atletas.

 

 

VII. DA SOLENIDADE DE ABERTURA

 

Art.10 – Neste ano o CICLÍSMO, em suas diversas categorias (conforme Art. 18 e Art. 10 § 1), ocorrerá um dia antes da abertura oficial, no domingo (dia 10/07) em local e horário a serem definidos (consulte a Tabela).

A T E N Ç Ã O :

§ 1. Nas categorias fraudinha (nascidos até 2005), pré mirim (nascidos em 2003 e 2004) e mirim (nascidos em 2001 e 2002) do ciclismo, poderão participar atletas, não atletas e amigos não cristãos convidados para abrilhantar a atividade. A taxa de inscrição será de R$ 5,00 (cinco reais) por atleta, podendo ser efetuada no local até 30 minutos do início da prova, com apresentação de documento oficial que comprove a idade. Esta é a única modalidade que não cristãos poderão participar.

Obs.: A igreja que levar o maior número de competidores nas devidas categorias, somará pontos na classificação geral, conforme a pontuação das categorias individuais. No caso de empate no número de competidores, as igrejas somarão a mesma pontuação (não havendo critérios de desempate).

 

Art.11 – Na abertura do evento cada igreja deverá ser representada por seu pastor ou representante da igreja, devidamente uniformizado, juntamente com mais 06 (seis) atletas.

 

 

VIII. DAS PENALIDADES

 

Art.12 – As equipes inscritas estão obrigadas a respeitarem todos os princípios que regem as diversas modalidades esportivas e mais a deste regulamento e outras orientações da competição.

Art.13 – O atleta desqualificado ou expulso do jogo (cartão vermelho) cumprirá suspensão automática (uma partida) e deverá aguardar decisão da Comissão Disciplinar sobre punições outras que poderá ser aplicada de acordo com os registros da arbitragem na súmula da partida.

Não caberão recursos das decisões da Comissão Disciplinar.

O atleta poderá ser eliminado da competição ou somente da modalidade em que os fatos ocorreram, ou outra decisão que se julgar necessária baseado na gravidade do fato ocorrido.

 

PASTORES E REPRESENTANTES DAS IGREJAS DEVEM COORDENAR DE PERTO AS INSCRIÇÕES PARA NÃO DEIXAR PASSAR NENHUMA IRREGULARIDADE QUE VENHA TIRAR O BRILHO DA COMPETIÇÃO E TAMBÉM MANTEREM A BOA DISCIPLINA DE SEUS ATLETAS EM QUADRA PARA QUE O NOME DE JESUS CRISTO SEJA GLORIFICADO. LEMBREMOS QUE A MAIOR COROA QUE DEVEMOS ALCANÇAR É A INCORRUPTÍVEL (I CO 9.25). ESTE EVENTO É REALIZADO EXCLUSIVAMENTE PARA O POVO CRISTÃO. VAMOS RESPEITAR!

 

 

IX – DOS ÁRBITROS

 

Art.14- Os árbitros serão indicados pela Comissão Organizadora e não poderão ser recusados ou desrespeitados pelas equipes em hipótese alguma.

 

 

X – REGULAMENTO TÉCNICO

 

Art.15 – FUTSAL – Deverão ser inscritos no mínimo 06 jogadores e no máximo 12 por equipe. Os jogos terão a duração de 2 tempos de 10 minutos com intervalo de 2 minutos, inclusive as finais.

OBS. De acordo com o número de equipes inscritas haverá distribuição em grupos, sendo que a classificação obedecerá os seguintes critérios:

PONTUAÇÃO Vitória

03 pontos

Empate

01 ponto

Derrota

0 ponto

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

ENTRE DUAS EQUIPES: a) confronto direto; b) saldo de gols; c) número de gols marcados; d) sorteio.

ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES: os mesmos critérios serão aplicados nos jogos realizados somente entre as equipes empatadas.

Art.16 – BASQUETE – Mínimo 6 jogadores; máximo 12. Os jogos serão realizados conforme regras oficiais da modalidade.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE: três (3) minutos de prorrogação e caso persistir o empate, três (3) lances livres alternados de cada equipe. Caso persista o empate, um (1) lance livre de cada equipe até que haja uma equipe vencedora.

Art.17 – VÔLEI – mínimo 7 jogadores; máximo 12. Os jogos serão disputados em 15 pontos no sistema de (tie-break) em melhor de 3 sets. Inclusive as finais.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

ENTRE DUAS EQUIPES: a) confronto direto.

ENTRE TRÊS OU MAIS EQUIPES: a) saldo de sets entre as equipes empatadas; b) saldo de pontos; c) sorteio.

 

Art.18 – CICLISMO – número ilimitado de atletas por categoria, (infantil, juvenil, adulto, máster e sênior no masculino e no feminino), sendo que a taxa de inscrição será de R$ 5,00 por atleta. O percurso será determinado pela Comissão Organizadora e as disputas acontecerão no período da manhã do dia 10/07 (domingo) em local a ser definido e informado na Tabela.

 

Art. 19 – CORRIDA PEDESTRE – número ilimitado de atletas por categoria, (infantil, juvenil, adulto, máster e sênior no masculino e no feminino), sendo que a taxa de inscrição será de R$ 5,00 por atleta. O percurso será determinado pela Comissão Organizadora e as disputas acontecerão no dia 16/07 no período da tarde em local a ser definido e informado na Tabela.

 

Art.20 – TÊNIS DE MESA – Número ilimitado de atletas por categoria (infantil, juvenil, adulto, máster e sênior e no masculino e no feminino), sendo que a taxa de inscrição será de R$ 5,00 por atleta. As competições serão realizadas em melhor de 3 sets, de 21 pontos. As regras serão as oficiais da modalidade. As competições ocorrerão nosdias 16 (sábado) e 17/07 (domingo) no período da manhã.


Art.21 – XADREZ E DAMA – Número ilimitado de atletas por categoria (infantil, juvenil, adulto, máster e senior no masculino e no feminino), sendo que a taxa de inscrição será de R$ 5,00 por atleta. As competições ocorrerão nos dias 20 e 21 no período da noite.

Cada partida terá no máximo 20 minutos de duração. Em caso de não haver relógio de competição, ficará a cargo do Delegado a decisão de apontar o vencedor caso o jogo não tenha sido encerrado dentro do prazo previsto.

OBS 1. De acordo com o número de jogadores inscritos, haverá distribuição em grupos, sendo que a classificação obedecerá os seguintes critérios:

 

PONTUAÇÃO Vitória

02 pontos

Empate

1 ponto

Derrota

0 ponto

 

OBS 2. Para melhor desempenho e concentração dos atletas, não será permitida a presença de torcida no local dos eventos de Tênis de Mesa, Xadrez e Dama. Só será permitida a presença dos atletas e representantes das igrejas.

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

ENTRE DOIS JOGADORES: a) confronto direto; b) novo jogo; c) sorteio.

 

Art.22 – NATAÇÃO – Número ilimitado de atletas por categoria (infantil, juvenil, adulto, máster e sênior e no masculino e no feminino), sendo que a taxa de inscrição será de R$ 5,00 por atleta. A competição será realizada na modalidade NADO LIVRE 50 METROS E REVEZAMENTO (caso haja competidores para esta disputa) dia 18/07 (segunda-feira) no período noturno em horário e local a ser informado na tabela.

Art.23 – BOCHA – Número ilimitado de atletas por categoria (infantil, juvenil, adulto, máster e sênior no masculino e no feminino), sendo que a taxa de inscrição será de R$ 5,00 por atleta. Cada jogador terá 08 bolas para arremessar, sendo que as competições acontecerão no dia 16/07 (sábado) no período da manhã em horário e local a ser informado na tabela.

 

Art.24 – TENIS DE QUADRA – Número ilimitado de atletas por categoria (infantil, juvenil, adulto, máster e sênior no masculino e no feminino), sendo que a taxa de inscrição será de R$ 5,00 por atleta. A competição será individual e em duplas, sendo disputados em estilo melhor de 03 sets. Os jogos acontecerão no dia 14 e 15/07 (quinta e sexta-feira) no período da noite em horário e local a ser informado na tabela.

OBS1. De acordo com o número de jogadores inscritos, haverá distribuição em grupos, sendo que a classificação obedecerá os seguintes critérios:

PONTUAÇÃO Vitória

02 pontos

Empate

1 ponto

Derrota

0 ponto

 

Art.25 – ARTES MARCIAIS – Número ilimitado de atletas por categoria (mirim,infantil, juvenil, adulto, no masculino e no feminino)as categorias serão divididas por peso, sendo que a taxa de inscrição será de R$ 5,00 por atleta. A competição será de artes marciais, sendo dividida em duas modalidades,sendo elas (lutas de contato e lutas de chão),para as lutas de contato poderão participar lutadores de: polic combat., karatê, muay-thai, full contact e taekwon-do entre outras, e as lutas de chão serão de: jiu jitsu e judô. Os participantes deverão participar do congresso técnico, para esclarecimento sobre as regras. Os atletas poderão entrar para os combates com músicas de sua escolha.( cada um deve levar um cd com a música escolhida)Os combates acontecerão no dia 19/07 (terça-feira) no período da noite em horário e local a ser informado na tabela.

OBS1. De acordo com o número de jogadores inscritos, haverá distribuição em grupos, sendo que a classificação obedecerá os seguintes critérios:

PONTUAÇÃO Vitória

02 pontos

Empate

1 ponto

Derrota

0 ponto

 

 

XI. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Art.26 – As provas de Corrida Pedestre, Ciclismo ainda dependem da autorização dos ÓRGÃOS COMPETENTES (EMDURB). A confirmação virá mediante a Inscrição ou na Tabela do Evento.   

§ 1. As modalidades citadas acima poderão não ocorrer caso as condições climáticas não as possibilitem.

 

Art.27 – Haverá um Congresso Técnico com sorteio das chaves para as competições. O mesmo será no CTMN (Centro de Treinamento Missionário das Nações) no dia 20/06 (segunda feira) às 19.30 h. É necessária a presença de um representante neste dia.

 

 

XI. ENCERRAMENTO

 

Art.28 – A solenidade de encerramento dar-se-á no último dia previsto da competição com a entrega das medalhas de ouro, prata e bronze aos três primeiros colocados nas modalidades individuais e coletivas, e os troféus às 3 igrejas melhores classificadas.

§ 1. O Encerramento será no mesmo local onde foi realizada a Solenidade de Abertura.

 

Comissão Organizadora

 

2 thoughts on “15ª OLIMPÍADAS “ATLETA DE CRISTO”

  1. Reply Rogerio Sanches Jul 15, 2011 14:27

    onde posso ver os resultados

  2. Reply luan Jun 27, 2011 21:03

    Onde sera realizado os jogos de futsal das olimpiadas?

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