Coisas muito maiores 1

(JR. 29. 10 A 14)
INTRODUÇÃO: Ao nos depararmos com um texto como este ficamos impressionados com a maneira de como Deus vê o seu povo, bem como o seu plano benevolente e restaurador para com a humanidade. Embora o texto nos fale de um momento em que o altíssimo está trabalhando com o povo hebreu, assumindo um compromisso de libertá-los do jugo babilônico, podemos tirar daqui também muitas lições práticas para a nossa vida, pois esta é a mesma maneira dEle trabalhar com a gente nos dias de hoje, nos afirmando que Ele tem algo especial para mim e para você, bastando somente para que isto aconteça assumirmos um posicionamento de nos voltarmos para Ele, aprendemos aqui que uma das dinâmicas ativas de Deus é voltar os seus pensamentos de forma intensiva para os seus filhos e conseqüentemente prover-lhes sempre o seu melhor, mesmo diante de dificuldades. Gostaria de olhar para esta passagem e tirar daqui uma lição singular:
COISAS MUITO MAIORES É O QUE DEUS TEM PARA VOCÊ
ALGUMAS DESTAS COISAS MUITO MAIORES QUE DEUS TEM PARA VOCÊ
I- UMA PALAVRA DE HONRA (V 10)
Veja que quem está dizendo isto aqui é o Senhor, portanto quando Ele diz Ele faz (I Rs. 8:23-24). A Bíblia diz que Deus cumpre a sua palavra (Nm. 23:19; Jr. 1:12) e também tem como alvo específico a vida daqueles que são sensíveis e que se voltam para Ele (Is. 57:15). O que Deus tem para você é maior do que o que você pensa por que Ele tem uma palavra de honra para você (I Pe. 3:9)
II- UM PLANO MUITO MELHOR (V 11)
O plano de Deus é tudo o que há de melhor dEle para você (Ef. 1: 3-6), sendo que nenhum destes planos podem ser frustrados (Jó 42:2). Os planos de Deus pautam em nos ver em uma condição de progresso em toda a vida cristã e não de retrocesso (Sl. 106:4 e 5; 84:11). O que Deus tem para você é maior do que o que você pensa porquê Ele tem um plano melhor para você (Is. 55: 8 e 9)
III- UMA ATENÇÃO TODA ESPECIAL (V 12-14)
 Deus promete nos ouvir quando clamarmos por sua ação (Jr. 33:2-3), sendo que sua prerrogativa para que isto aconteça é fazê-lo de todo o coração assim como Davi orientou Salomão (I Cr. 28:9), pois Deus quer deixar achar-se por você (Sl. 25:14; Am.3:7). O que Deus tem para você é maior do que o que você pensa porquê Ele dá a você uma atenção toda especial (Dt. 31:6)
IV- UMA PROMESSA DE SALVAÇÃO (V 14 b)
O altíssimo projeta para seu povo aqui um tempo de salvação da opressão babilônica (Jr. 28:4) e Ele tem nestes dias também como alvo desejado arrancá-lo da Babilônia na qual você está inserido (I Tm. 1:15), assim como Ele já libertou muitos dos que estão aqui do domínio desta Babilônia chamada mundo (Ef. 2: 1 a 3). Portanto assim podemos afirmar mais uma vez que aquilo que Deus tem para você é muito maior do que o que você pensa (Jo. 10:10), por causa da promessa de salvação que tem para você (Jo. 8: 32 e 36)
CONCLUSÃO: Hoje é o dia de você ver Deus cumprindo a palavra dEle em sua vida de traze-lo de volta para Ele; pois Ele tem um plano muito melhor para você, um plano de vida e de paz onde promete dar a você toda a sua atenção especial levando-o a uma libertação do jugo desta babilônia chamada mundo que jaz no maligno. Você não quer hoje voltar-se para Ele?
I Rs. 8: 23 e disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem embaixo na terra, como tu que guardas a aliança e a misericórdia a teus servos que de todo o coração andam diante de ti;
24 que cumpriste para com teu servo Davi, meu pai, o que lhe prometeste; pessoalmente o disseste e pelo teu poder o cumpriste, como hoje se vê.
Nm. 23: Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?
Jr. 1:12 Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
Is. 57:15 Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.
I Pe. 3:9 não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.
Ef. 1: 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo,
4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor
5 nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado,
Jó 42:2 Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.
Sl. 106: 4 Lembra-te de mim, SENHOR, segundo a tua bondade para com o teu povo; visita-me com a tua salvação,
5 para que eu veja a prosperidade dos teus escolhidos, e me alegre com a alegria do teu povo, e me regozije com a tua herança.
Sl. 84: 11 Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.
Is. 55: 8 Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR,
9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
Jr. 33: 2 Assim diz o SENHOR que faz estas coisas, o SENHOR que as forma para as estabelecer (SENHOR é o seu nome):
3 Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.
I Cr. 28:9 Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o SENHOR esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.
Salmos 25:14 A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.
Am. 3:7 Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.
Dt. 31:6 Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará.
Jr. 28:4 Também a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e a todos os exilados de Judá, que entraram na Babilônia, eu tornarei a trazer a este lugar, diz o SENHOR; porque quebrei o jugo do rei da Babilônia.
I Tm. 1:15 Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Ef. 2: 1  Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados,
2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;
3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Jo. 10:10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Jo. 8:32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Jo. 8:36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Pr.Carlos

One comment on “Coisas muito maiores

  1. Reply geovane Jul 25,2011 11:16 pm

    eai gente ta chegando
    São bernardo ta ai já

Leave a Reply