Eu vos escrevi

“Eu vos escrevi, meninos, porque conheceis o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o Maligno. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.” I JOÃO 2:14-17
A vida de Sansão
Juízes 16:19-31
A história bíblica do “super-herói” Sansão está nos capítulos 13 a 16 do Livro de Juízes. É uma história de vida com desperdícios de oportunidades, de erros os mais rudimentares e de abandono dos planos e propósitos de Deus e não poderia terminar de outro jeito, senão numa tragédia, num final infeliz.
Mas e você? Como vai a sua vida? Você tem aproveitado as oportunidades que Deus tem te dado? Você tem conduzido a sua vida para um final feliz?
O livro de Juizes, resumindo se trata da história de Juízes que Deus levanta para que seja cumprida suas leis, o povo começa caminhando em Seu caminho, ai quando se desviam dele, Deus levanta outro Juiz, e assim foi. Mas Sansão foi escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe, ele foi fecundado por um milagre de Deus. Mas não soube dar valor as bençãos de Deus para sua vida.
Imagina que dos Juízes, Sansão foi o que mais experimentou do poder do Espírito Santo sobre a sua vida. (Juízes 14:5-6; 15:14-15)
Desceu, pois, Sansão com seu pai e com sua mãe a Timnate; e, chegando às vinhas de Timnate eis que um filho de leão, rugindo, lhe saiu ao encontro.
Então o Espírito do SENHOR se apossou dele tão poderosamente que despedaçou o leão, como quem despedaça um cabrito, sem ter nada na sua mão; porém nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que tinha feito.
E, vindo ele a Lei, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR poderosamente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que se queimaram no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.
E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens.
Infelizmente muitos dos que nascem em lares cristãos, outros conhecem a vida com Deus depois de adultos, mas não se esforça para seguir com isso, manter esse poder de Deus em suas vidas. E em Hebreus fala sobre isso, que aqueles que caírem  e não se arrependerem, o fim deles será triste e infeliz (Hebreus 6:4-8)
Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo.
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
A vida de Sansão era uma vida promissora e todos esperavam que fosse um grande sucesso, mas pelo seu caráter deformado, ele estragou tudo e teve um final infeliz. Ele era Nazireu, separado por Deus para viver em santidade, mas quebrou a sua aliança com Deus, envolveu-se com bebida, prostituição e outros pecados e o fim dele foi precoce, triste e infeliz. Você se identifica ou conhece alguém assim?

Deriton Lopes

 

Leave a Reply