EFEITOS DA GRAÇA (EF 2:1-10)

INTRODUÇÃO: Para falar sobre graça é necessário que primeiro olhemos para a obra redentora do Senhor, que de forma incompreensível e incomparável por causa de seu grande amor deu sua vida na cruz em resgate de pecadores perdidos e imerecedores de tamanho favor. De forma miraculosa por meio de seu eterno poder nosso Deus ressuscitou da morte vencendo o mais terrível grilhão que sempre sucumbira a raça humana, sendo que agora por meio desta ressurreição podemos também alcançar tal possibilidade devido a sua graça que é uma das principais doutrinas da fé cristã. Falar sobre a graça é entrar em um terreno fértil sobrecarregado de intenso amor de um Deus que se dá para proporcionar relacionamento real com seus filhos. Hoje no dia em que celebramos a ressurreição do Senhor gostaria de falar-lhes sobre quais efeitos históricos esta graça de Deus tem tido como elemento catalisador na vida do ser humano que se deixa alcançar por ela, e sendo a nossa lição central de hoje pode ser resumida da seguinte maneira:

 A GRAÇA DE DEUS PRODUZ MUITOS EFEITOS HISTÓRICOS NA VIDA DO SER HUMANO ARREPENDIDO

 REALIDADES DESTES EFEITOS HISTÓRICOS PRODUZIDOS PELA GRAÇA DE DEUS NA VIDA DO SER HUMANO ARREPENDIDO

 I- MOSTRA A CARA DO NOSSO PASSADO – (v1-3)
  • Quando estávamos mortos em nossos pecados, sem Cristo e sem esperança. (V1) – Is 53:4-6
  • Quando éramos guiados pelo inimigo em um caminho de pura desobediência. (V2) – Ef 5:8
  • Quando andávamos como filhos da ira segundo os desejos da carne e dos pensamentos. (V3) – Cl 3:5-10
  • Só por meio da graça de Deus é que podemos compreender qual era de fato a nossa cara no passado
 II- COMPROVA O QUE SOMOS NO PRESENTE – (v4-6)
  • Onde que por meio de ato de rica misericórdia usufruímos do imenso amor de Deus. (v4) – Jo 15:3
  • Onde que por meio de graça redentora passamos da morte para a vida com Cristo. (v5) – Tt 2:11-12
  • Onde também ressuscitamos com Cristo e posicionados numa nova dimensão celestial. (v6) – Cl 3:1-3
  • Só a graça de Deus é que pode demonstrar de fato o que realmente somos hoje.
 III- ACENA PARA O QUE SEREMOS NO FUTURO – (v7-10)
  • Por causa da bondade de Cristo a graça de Deus no futuro produz riquezas supremas. – II Tm 2:11-12
  • Riquezas tal como a salvação pela fé não tendo o mérito humano por ser presente divino. – I Jo5:11-12
  • Salvação que não vem por obras, mas agora comprovada pela nova natureza no fazer o bem. – Tg 1:26
  • É a graça de Deus que pinta uma imagem correta do que nos espera no futuro.

CONCLUSÃO:

  1. Que tipo sentimento você ainda cultiva em relação ao passado quando se lembra dele?
  2. Por qual tipo de comportamento sua vida tem sido regida nos dias de hoje?…Pelo da graça ou pelo das suas escolhas?
  3. Você valoriza as promessas feitas pelo Senhor a você em relação ao futuro e é conduzido por elas?

 

Leave a Reply