DIAS MELHORES (Tg. 4.13-17)

Introdução: Se fizermos uma retrospectiva da nossa vida em 2016 vamos ver que muitas coisas boas e ruins aconteceram. Muitos colheram frutos bons do que plantou e outros apenas ruinas, muitos enxergaram a mão de Deus em tempos difíceis; outros nem se quer conseguiram sentir o dedo de Deus. Muitos perderam familiares, amigos, projetos, empregos, sonhos, mas outros conquistaram seus projetos, sonhos, empregos, e muito mais. Pelo menos um detalhe desses nós vivenciamos em 2016. Mas quero chamar a sua atenção ao fato de que Deus tem dias melhores para a sua vida ao contrario das tragédias vivenciadas em 2016. Deus não quer ver seu povo viver debaixo da maldição, mas tem planos de fazer prosperar o nosso caminho nos dando a esperança de um futuro melhor. Jr 29.11. Mas para viver dias melhores não basta apenas a mão de Deus sobre as nossas vidas, mas como estamos administrando a vida que Deus nos deu aqui na terra. A epistola de Tiago foi escrita a todos os cristãos do seu tempo e trata de assuntos práticos da vida cristã. Tiago nos mostra como devemos agir e viver na caminhada cristã. De acordo com o capitulo 4 de Tiago vejamos alguns conselhos práticos que precisamos desenvolver na caminhada cristã para vivermos dias melhores.

CONSELHOS PRÁTICOS QUE PRECISAMOS DESENVOLVER PARA VIVERMOS DIAS MELHORES

  1. VIVA AVIDA UM DIA DE CADA VEZ V.13,14ª
  • O mundo esta um caos! Muitas pessoas perderam a essência da vida! Não conseguem parar se quer um segundo para colocar suas mentes no lugar! Muitos vivendo apenas em função dos outros, do trabalho, das pressões do dia a dia, esquecem que a vida tem que ser vivida um dia de cada vez. Ex: O mal do século hoje: dinheiro, status, bens materiais etc.
  • Entenda que Jesus não nos pede que ignoremos o planejamento, nossos sonhos, nosso trabalho,nem que sejamos tolos a essa questão. Ele simplesmente nos aconselha a não ficar preocupado com apenas o dia de amanha.Ex: “E se…”: “E se eu ficar doente?” “E se eu perder o emprego?” “E se eu sofrer um acidente?” “E se meu filho ou minha filha morrer?” “E se alguém me atacar?” E se o dinheiro acabar?
    • Precisamos entender que devemos viver um dia de cada vez sabendo que o amanha a Deus pertence – Mt 6.34“Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”
    • Viver um dia de cada vez é ter a certeza de que Jesus esta suprindo todas as nossas necessidades do dia a dia. Sl 23.1“O Senhor é o meu pastor e nada me faltara”
    • Uma das chaves paraviver um dia de cada vez é o contentamento
  • O apóstolo Paulo foi um grande exemplo -Fl 4.13.  Aplicação: Se queremos viver um ano bem sucedido precisamos colocar a nossa mente em ordem e viver um dia de cada vez.
  1. VIVA O PRESENTE DE FORMA SABIA COMO SE NÃO HOUVESSE O AMANHAV. 14
  • O autor nos deixa claroque a vida é passageira. Sendo assim precisamos administra-la de forma sabia.
    • Se tivéssemos consciência do quanto a nossa vida é passageira pensássemos duas vezes antes de jogar fora as oportunidades de ser melhores em nosso dia a dia, vivendo cada detalhe de maneira sabia como se não houvesse o amanha.
  • FRISAR: muitas pessoas sonham, batalham, investem, mas nem todas conseguem alcançar seus objetivos devido alguma doença, acidentes fatais, acabam perdendo suas vidas ainda novos!!
    • Deus espera que vivamos os nossos dias com sabedoria. Sl 90.12“ensina-nos Senhor a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.
    • A melhor maneira de viver a vida de forma sabia é entrega-la nas mãos de Deus para ser conduzida. Pr 16.9 “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.”
    • Outro fator importante que devemos compreender no texto para viver a vida de forma sabia precisamos colocar a vontade de Deus acima das nossas vontades. Ex: se Deus permitir façamos isso. v.15 Cl 3.17 “Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” Aplicação: se queremos viver os nossos dias melhores precisamos administrar a nossa vida com sabedoria entregando as nossas vontades a Deus e se ele permitir que façamos isso ou aquilo que assim seja.
  1. VIVA EM TODO O TEMPO FAZENDO O BEM UNS PARA COM OS OUTROS v.16 -17
  • A palavra de Deus nos ensina a fazer o bem em todo tempo. Gl 6.9 “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.”
  • Jesus nos resgatou para sermos novas criaturas, pessoas de paz que são luz para este mundo em trevas. Mt 5.16 “assim brilhe a luz de vocês diante dos homens para que vejam as suas obras e glorifiquem o pai de vocês que esta nos céus.”
    • Precisamos tomar muito cuidado se o que temos feito contribui para o bem ou não. Gl 6.7 – “ não vos enganeis,tudo o que o homem planar também colhera.
  • Um dos fatores que tem contribuído para mal na vida das pessoas são os embaraços deste mundo. Hb 12.1. Ex: As pessoas não se relacionam mais, só pensam em si, o tempo todo diante das influencias deste mundo. Outros exemplos: internet, celular, televisão.
  • Como queremos viver dias melhores se em muitas vezes pensamos sónos nossos umbigos? Aplicação: se queremos viver dias melhores precisamos fazer o bem em todo tempo, deixar de cuidar apenas dos nossos desejos e se ajudar mais uns aos outros.

Conclusão: Na nossa caminhada crista precisamos viver um dia de cada vez, de forma sabia, entregando o nosso caminho nas mãos de Deus, fazendo o bem em todo do tempo, e no tempo certo Deus fará prosperar o nosso caminho.
Everton Fernandes Silva

Leave a Reply