O VALOR DE SER FIRME (Hb. 10: 32-39)

INTRODUÇÃO: A falta de firmeza com as coisas espirituais tem sido a tônica na vida de uma geração significativa de pessoas de confissão cristã no âmbito da igreja institucional que se acostumaram mais com a atividades da vida religiosa do que com a atitude de firmeza no envolvimento com o corpo de Cristo. Lidar com gente que não tem compromisso com a igreja local e que acham que podem empurrar as coisas com a barriga não é tarefa das mais fáceis, gente que infelizmente conduzem seus relacionamentos, suas finanças, seus compromissos e certas disciplinas na vida de forma leviana não compreendendo que existe maldição em tais atos os quais elas irão colher. O texto que está diante de nós chama-nos a vivermos com firmeza sem desistir e a não abrirmos mão do chamado feito pelo Senhor, agindo assim como os cristãos da igreja primitiva que mesmo diante das perseguições e sofrimentos mantinham sempre uma posição de seriedade e firmeza para com as implicações de responsabilidades que lhes cabiam. Nesta narrativa do livro de Hebreus fica muito claro e evidente que para se chegar à conquista do bem maior precisaremos viver com foco bem definido e posições bem firmadas em relação a certas verdades que mapeiam a nossa caminhada cristã.

 É PRECISO VIVER COM FIRMEZA PARA SE ALCANÇAR O BEM MAIOR

 NECESSIDADES A SEREM OBSERVADAS PARA O VIVER COM FIRMEZA NA BUSCA PELO BEM MAIOR

 I- É PRECISO SER FIRME EM MEIO AO SOFRIMENTO – V 32-33
  • O passado de sofrimentos dos primeiros discípulos serve como parâmetro para os que andam na luz (I Pe 5:9)
  • O sofrimento precisa ser encarado muitas vezes associativamente com todos os nossos irmãos (I Co. 12:26)
  • Ninguém que se torna cristão está imune a viver sem a possibilidade de não sofrer (Jo 16:33)
  • Para alcançar o bem maior é preciso saber lidar com o sofrimento como uma possibilidade real
 II- É PRECISO SER FIRME POR CAUSA DA RECOMPENSA – V34-35
  • A alegria é marca dos que sabem lidar com perdas injustas, buscam sim um tesouro maior (Tg 1:2)
  • A palavra galardão ou recompensa citada no verso 35 é a mesma para dádiva ou presente (I Co 15:58)
  • Deus honra todos aqueles que não desistem, mas perseveram em servi-lo, sem perder a esperança! (I Co. 3:14)
  • Os humildes que temem e honram a Deus terão como recompensa riquezas, honra e vida (Pv 22:4)
  • O bem maior que podemos ter por servir a Deus, lutar e perseverar até o fim é a vida eterna! (Mt 24:13)
 III- É PRECISO SER FIRME POR CAUSA DA PROMESSA – V 36
  • Deus não mente, quem faz sua vontade alcança promessas, e existem milhares em sua palavra (Nm 23:19)
  • Nossa maior necessidade é o exercício da perseverança para conquistarmos tais promessas (II Pe 3:9)
  • A promessa é particularidade na vida daqueles que se submetem a fazer a vontade de Deus (Hb 10:23)
  • Não desanime, não desista, ainda que demore o bem maior virá, pois Deus não está limitado ao tempo e Ele não trabalha em nossa ansiedade
 IV- É PRECISO SER FIRME POR CAUSA DA VITÓRIA – V 37
  • A vitória é um fato que está muito próximo de ser vivenciada por aqueles que focam no bem maior (I Jo. 5:4)
  • É preciso lutar sem nunca desistir, guerras são abandonadas quando falta pouco para a vitória (Mt 24:13)
  • Para vencer é preciso sonhar, ter foco, objetivos definidos, sem olhar para os obstáculos (Fp. 3:12-14)
  • Ele não tardará, e o segredo de sua vitória está em agrada-lo para alcançar o bem maior (Sl 37:4)
 V- É PRECISO SER FIRME PARA HONRAR A FÉ – V 38-39
  • O ofício do genuíno cristão passa pelo compromisso do viver seguramente centrado na fé (II Co 5:7)
  • O viver sem fé produz o desprazer e a repulsa de Deus na vida do incrédulo
  • Recuar na busca pelo ideal do bem maior é sinônimo de incredulidade e produz ruína e destruição (Lc 9:62)
  • Portanto na busca pelo bem maior não podemos fazer parte do grupo que recua para a morte, mas dos que creem para a vida.

CONCLUSÃO: Mesmo diante das lutas, perseguições e privações a igreja primitiva perseverou (II Co 4:8). Muitos discípulos do Senhor pagaram caro por seguir a Jesus com firmeza e responsabilidade, porém aqueles que não desanimaram e nem desistiram em meio ao sofrimento foram recompensados, alcançaram as promessas, foram vitoriosos e honraram a fé! Esta pode ser também a sua história!!! Deus tem uma trajetória eficaz para você cujo bônus é o alcance do bem maior por isso entregue seus desafios, sonhos e desejos ao único que pode fazê-los realidade; Jesus Cristo o Senhor dos Senhores!!!

 Pr. Carlos Norberto

Leave a Reply