FIDELIDADE MINISTERIAL (I Tm. 4.1-16)

INTRODUÇÃO: Tenho percebido que os dias estão cada vez mais próximos da volta de Cristo. A bíblia diz que por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriaria (Mt 24,24). Hoje vemos muitas pessoas que se dizem cristã perdendo o prazer de servir a Deus com amor no ministério. Uma das coisas que mais chama a atenção de Deus para a sua igreja é a fidelidade ministerial da igreja. A bíblia em muitos textos deixa claro que Deus se preocupa com a nossa vida ministerial. Devemos levar em consideração que Cristo vira buscar para entrar no seu reino a noiva gloriosa, sem mancha, nem ruga, mas santa e inculpável (Ef. 5.27). O Apostolo Paulo nessa carta ao jovem Timóteo vem nos ensinar a importância de preservarmos a nossa fidelidade no ministério o qual Deus nos chamou.

 A partir desse estudo compreendo que para vivermos uma vida fiel no ministério com Cristo precisamos:

 1 – SER PADRÃO DE CRISTO PARA OS FIÉIS v.12b “Torna-te padrão dos fieis…”
  • Nota-se que nesse mesmo capitulo nos versos de 1 a 5 o apostolo Paulo chama a atenção de Timóteo dizendo que nos últimos dias muitas pessoas darão ouvidos a espíritos enganadores e passarão a ensinar doutrinas falsas.
    • Hoje muitas pessoas falham no ministério por devido a ensinamentos contrários ao que a palavra de Deus ensina.
  • Ser padrão de Jesus para os outros é proceder como Cristo procedeu V.12 – na palavra, no amor, na fé e na pureza.
    • O próprio Paulo declarou: Gl 2.20 – “Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim…”
  • Se quisermos ser bem sucedidos no ministério o qual Jesus nos colocou precisamos deixar a marca de Jesus na vida das pessoas. Tg 2:12 – “falai de tal maneira e procedei de tal maneira”.

Aplicação: qual é a marca que as pessoas estão vendo em nós no serviço do reino? Será que estamos procedendo como Jesus procedeu? Será que Deus tem se agradado do que estamos fazendo? Se quisermos fidelidade no ministério sejamos exemplos para outros.

 2- APLICAR O ENSINO DA PALAVRA DE DEUS Á NOSSA VIDA v.13b “Aplica-te a leitura; a exortação, ao ensino”
  • Hoje muitos líderes querem fidelidade ministerial sem o ensino da palavra de Deus em sua vida.
  • A palavra de Deus é o instrumento fundamental para nos conduzir no ministério. Sl 119.105, Tm 3.16-17
  • O cristão que não pratica a palavra de Deus engana a si mesmo. Tg 1.22 – “Sejam praticantes da palavra…”
  • A palavra de Deus é a ferramenta para vencer o pecado. Sl 119.11 – “Guardei no coração a tua palavra”
  • A palavra de Deus nos faz ser bem sucedidos. Josué 1.8 – “Não deixe de falar…e você será bem-sucedido.”

Aplicação: se quisemos ser fiéis ao Senhor na nossa vida ministerial, precisaremos aplicar o ensino da palavra de Deus em nossas vidas.

 3 – CUIDAR DO DOM QUE DEUS NOS DEU- v.14 “Não te faças negligente para o dom que há em ti”

  • O problema muitas vezes é que fazemos pouco caso no ministério o qual Deus nos colocou.
    • Não deixamos o Espirito Santo nos usar. Experimentamos de Deus, mas não passamos isto adiante. I Co 12.1
  • Deus quer que usemos o dom que Ele nos deu. Rm 12:7-8 “Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine…”
  • Comentar a parábola dos talentos Mt 25.14-30

Aplicação: qual é o dom que Deus tem colocado em suas mãos? Você tem usado o seu dom no ministério? Quer ser um servo bom e fiel, então cuide do dom que Deus te deu.

CONCLUSÃO: só existe uma pessoa que pode limitar o seu crescimento espiritual: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a diferença no ministério que Deus te chamou, por isso seja fiel em tudo que fizer.

Deus os abençoe.

Pr. Everton F. Silva


Leave a Reply