COMO LIDAR CORRETAMENTE COM A ANSIEDADE (I Pe 5:6-10)

INTRODUÇÃO: Temos visto nestes dias um crescimento assustador na taxa de suicídios o qual tem nos levado a repensar mais seriamente sobre a doença do século a qual tem ceifado muitas vidas e gerado desgraça no contexto da vida social. A depressão tem causado um mal tenebroso e levado os estudiosos do comportamento a refletirem sobre causas e efeitos deste fenômeno que nunca causou tanto espanto e apreensão social, e o mais assustador disto tudo é que ele tem atingido fortemente também o público religioso de confissão evangélica. Uma das causas principais da depressão tem sido a dificuldade no lidar com o seu mal mais iminente que é a ansiedade, que é imposta ao ser humano como uma carga pesada na busca por resultados e caso não o consiga será considerado um fracassado e não alguém bem sucedido. E sendo assim gostaria de pensar hoje com os amados sobre o tema em questão partindo do pressuposto que a depressão é resultado também de ações do comportamento das ansiedades que não conseguimos superar. No texto que está diante de nós hoje encontramos uma receita segura para podermos lidar com o mal da ansiedade evitando assim consequências mais danosas em nossa caminhada com outros males que ela causa em nossa vida e sendo assim uma verdade que fica bem clara nas palavras de Pedro para nós hoje é que:

 UMA VIDA AJUSTADA COM DEUS SABE LIDAR CORRETAMENTE COM A ANSIEDADE

 AJUSTES QUE PRECISAM SER FEITOS NA VIDA PARA LIDAR CORRETAMENTE COM A ANSIEDADE

 I- AJUSTE DO RELÓGIO COM O RELÓGIO DE DEUS – (V 6) (…para que Ele em tempo devido…)
  • Que começa com uma séria questão de ordem comportamental, sem ações imediatistas. V6a, (Sl 138:6)
  • É a ação da mão poderosa de Deus que garante o seu agir confortador em nossas vidas no tempo certo.V6a
  • Porque no processo do lidar com a ansiedade jamais teremos controle do cronograma divino.V6b (Ec 3:1).
  • Para lidar com o confronto com a ansiedade é preciso exercitar paciência, pois Deus nunca chega atrasado por ser Ele verdadeiro e fiel – (II Co 6:2).
 II- AJUSTE DA FÉ COM A GRAÇA DE DEUS – (V 7)…Lançando sobre Ele…Ele tem cuidado…
  • Que começa com uma atitude de rendição ao lançar toda a nossa neurose sobre Ele. V7a, (Pv 16:3)
  • Convictos fortemente que seu cuidado por nossas vidas jamais irá falhar. V7b, (Sl. 40:17)
  • A fé tem papel preponderante pelo fato de cremos que Deus sempre chegará antes do problema (Hb 11:6).
  • Deus cuida dos seus nos momentos mais cruciais de suas tomadas de decisões, por isso não preciso flertar com a ansiedade, mas ajustar fé com a graça (Ex: Abraão, o Pedro agora e Paulo que sabia em quem cria)
 III- AJUSTE DA VISÃO DOS PROBLEMAS COM A VISÃO DE DEUS –(V 8-9)… os mesmo sofrimentos
  • Tendo sempre como alvo a sobriedade e atenção com as investidas ferozes do diabo. V8
  • A qual acontece num contexto de resistência firme no uso da fé diante do caos instalado. V9, (Tg. 4:7-8)
  • Enxergando sempre que os nossos problemas estão muito aquém em relação ao de outros irmãos. V9b
  • Aprendendo sempre com o testemunho bíblico e ajustando a visão dos problemas com a visão de Deus e convictos de que ele está no controle de tudo (At 16:23-26)
 IV- AJUSTE DO CORAÇÃO AO CORAÇÃO DE DEUS – (V 10) (…vos chamou depois de teres sofrido)
  • Porque no coração de Deus existe muita graça. V 10a (Rm 3:24)
  • Porque devido a esta graça, somos chamados consequentemente a sua eterna glória. V 10b (Jo1:14)
  • Superando assim o sofrimento por meio Dele e percebendo suas ações em mim reabilitando, confirmando, fortalecendo e alicerçando. V 10c
  • Por isto não preciso conviver com o drama da ansiedade por estar meu coração ajustado com o coração de Deus. (Lc 10:27)

 

CONCLUSÃO: A coisa mais importante é ter uma experiência pessoal com Jesus, pois foi ele que se identificou com você em tudo, e é Ele quem sabe melhor sobre o que não é ter o controle sobre as situações Aceite o seu comando, entregue-se a Ele de todo o coração, receba dele a direção diária no seu viver e comprometa-se. Espere o tempo de Deus, nunca force a barra e não corra na frente, o tempo dele é o melhor! Creia que Deus se importa com você, ajuste sua fé a graça Dele, pois ele cuidará de você! Considere que há outros em situações mais difíceis que a sua. Ajuste sua visão a de Deus, pois você não é o único que passa por esta realidade, lembre-se também que você não está sozinho! Descanse no Senhor que trabalha por você ajustando o seu coração ao Dele, lembre se que Ele te ama e promete cuidar de você sempre, pois está te aperfeiçoando, firmando, fortificando e fundamentando.

 Pr. Carlos Norberto

Leave a Reply