PATENTES DE UMA IGREJA VENCEDORA (Ap. 3:7-13)

INTRODUÇÃO: Ao ouvir esta semana uma frase destas prontas e preparadas por triunfalistas de plantão, fui levado a pensar sobre o tema da mensagem de hoje e levado a palavra de Deus para buscar respostas sobre o que venha ser uma vida comunitária vitoriosa e sua implicações na existência das pessoas que nos cercam. Todos nós queremos viver uma vida de altos, mas isto não sugere que não venhamos a enfrentar algumas tensões em nossa caminhada que faz com que percamos certas batalhas na vida, porém nunca poderemos desanimar, pois o nosso objetivo é triunfarmos sobre algo maior que é a guerra pelos valores do evangelho como único meio para gerar pessoas que conheçam a salvação em Cristo. Estes valores do evangelho ou da fé cristã acabam que por exercer um comando de comportamento que nos conduzirá consequentemente a sermos a comunidade dos sonhos de Deus, e para isto nunca poderemos nos isolar como se fossemos melhores do que os outros, mas influenciá-los para que não vivam uma vida de derrotados mas aprendam conosco a serem vencedores. Jesus andava também com gente perdedora, mas para mostrar-lhes o caminho das vitórias, e sendo assim ao olharmos para a carta à igreja de Filadélfia visualizamos ali promessas feitas à igreja triunfante (v 11-12), porém podemos enxergar também no texto as marcas ou patentes reconhecidas pelo Senhor que fizeram desta igreja uma comunidade de gente vencedora.

 SÓ UMA IGREJA VENCEDORA RECEBE A APROVAÇÃO DIVINA

 PATENTES DE UMA IGREJA VENCEDORA SEGUDO JESUS

I- SUA FOLHA DE SERVIÇO – (V 8a)
  • O que faz uma igreja ser vencedora não é o seu mundo social carregado, mas o seu ofício de serviço. (Lc 12:35-38)
  • Pautada pelo conhecimento daquele que verdadeiramente sabe de todas as coisas. V8a
  • Centrada em obras que denota uma gana de responsabilidades as quais esta igreja responde positivamente. (V 8a)
  • Pelo fato de viver vitoriosamente esta igreja tinha ciência de que sua fé deveria ser precedida por obras. v8a, (Tg 2:26)
  • Porta aberta refere admissão ao reino e oportunidades que esta comunidade não desperdiçava. (V 8a)
  • Só uma igreja servidora pode receber a aprovação divina, tornando se assim vencedora!
II- SUA LEALDADE A PALAVRA – (V 8b)
  • O que faz uma igreja ser vencedora não é o seu tamanho ou raio de influência, mas seu compromisso com a palavra do mestre. V8b, (Hb 10:23)
  • Mesmo em meio a situações de aparente fraqueza está igreja guardava a palavra. (V 8b)
  • Sua firmeza estava também em não abrir mão de sua confissão de fé no Senhor vivo. (V 8b)
  • Só uma igreja que se mantém leal a palavra é que pode tornar-se vencedora!

III- SUA ATENÇÃO COM A PERSEVERANÇA –(V 9-10)

  • O que torna uma igreja vencedora não é o seu poder de realização expansiva mas sua determinação em ser perseverante. (Tg 1:2-4)
  • Mesmo em meio aos opositores do pseudo judaísmo que se opunham a fé dos cristãos. (V 9)
  • Marcada por atitudes de obediência consciente a exortação feita pelo mestre. (V 10a)
  • Que resultará nas promessas de proteção do Senhor diante dos quadros alarmantes de perseguição a surgir. (V 10 b)
  • Só uma igreja que persevera é que pode usufruir da aprovação divina tornando-se assim vencedora!

CONCLUSÃO: Se quisermos seguir os passos de Filadelfia precisaremos rever a maneira como estamos nos conduzindo como igreja, precisaremos repensar a nossa história de caminhada atreladas a estas verdades que marcaram a igreja triunfante de Filadelfia, precisaremos encarar com mais seriedade a nossa folha de serviços, bem como a nossa paixão e lealdade para com a palavra do eterno, além é claro de nunca ceder às pressões, venham elas de onde vier, mas exercitarmos perseverança em nossa caminhada com o mestre. Que Deus nos ajude e tenha misericórdia de nós!

 

Leave a Reply