A TRAJETÓRIA DE UM VENCEDOR (Js. 24:29-31)

VENCEDOR1

INTRODUÇÃO: Muitos passam pela vida, mas pouquíssimos deixam história! Você é daqueles que fazem parte do pequeno grupo que estão preocupados em construir a sua história? Ao estudar um pouco sobre a vida de Josué durante esta semana, muitas coisas boas e desafiadoras vieram à minha mente gerando assim um certo fascínio devido ao seu legado de homem vencedor. Talvez o que mais me impressionara em Josué sem dúvida alguma fora sua contribuição de vida que servira como referência durante o momento de sua morte. Josué é um daqueles personagens bíblicos que mais nos inspiram devido à sua função de “conquistar e reconstruir” a história de uma nação em transição, sendo que sua atuação ministerial é comprovada como sedo a maior aventura de fé já vivida por um homem nesta terra. Uma frase que me marcou esta semana e tem tudo a ver com o nosso personagem em destaque fora a que escrevera Frederick P. Wood que diz: “Peça ao Senhor que faça de sua vida uma glória para ele, um perigo para o diabo, uma força para sua igreja e um testemunho para o mundo”, e isto é algo que vejo claramente na vida de Josué e por isso gostaria hoje de pensar sobre as marcas que Josué deixou bem como o seu legado de conquistas com referências que o qualificam como um líder vencedor:

 A MORTE É UM ELO QUE SEMPRE REFERENCIA HOMENS VENCEDORES

 COISAS QUE CARACTERIZAM A HISTÓRIA DE UM HOMEM VENCEDOR

 I- O SEU REFERENCIAL DE AUTENTICAÇÃO (V 29)
  • A autenticação de um homem vencedor é sempre precedida de grandes realizações (II Cr. 24:15-16)
  • A autenticação de um homem vencedor tende sempre a apontar para o seu legado paterno (Pv. 4:1-4)
  • A autenticação de um homem vencedor aponta principalmente para o seu ofício de servo do Senhor (Cl. 4:12-13; Fp. 2:5-8)
  • Homens vencedores são referenciais de autenticação a serem seguidos

II- O SEU REFERENCIAL DE CONQUISTAS (V 30)

  • As conquistas de um homem vencedor nunca poderão ser encerradas na sepultura (At. 22:19-20)
  • As conquistas de um homem vencedor aponta para sua disposição em edificar algo que marque as próximas gerações (Jo. 4:12)
  • As conquistas de um homem vencedor mostram sua porção frutífera conforme promessa do todo poderoso (Nm. 14:6 -9, 30)
  • Homens vencedores são referenciais de conquista que precisam ser imitados
 III- O SEU REFERENCIAL DE ESPIRITUALIDADE (V 31)
  • A espiritualidade de um homem vencedor tem implicações diretas no seu habitat contextual (Mt 5:16)
  • A espiritualidade de um homem vencedor influência posteriormente uma geração de líderes e liderados (II Tm 3:14-15, Fp 4:8-9)
  • A espiritualidade de um homem vencedor tem o seu fundamento no conhecimento das ações de Deus em favor de seu povo (Nm. 13:30)
  • Homens vencedores são referenciais de vida espiritual que precisam ser copiados

 

CONCLUSÃO: Como tens encarado o seu modo de viver em relação a história no deixar um legado de influência as pessoas que te cercam? Sua autenticação como cristão o qualifica como alguém que tem buscado ser grande? Suas conquistas expressam seu caráter de grandeza diante de Deus e dos homens? Sua espiritualidade tem sido firmada numa busca por intimidade com Deus com vistas a torná-lo um homem genuinamente vencedor? Enfim deixe sua marca no mundo e na história!…Como você será lembrado pelas pessoas após sua morte?…Por suas ações positivas , por sua sabedoria construtiva?…O que você vai deixar de bom para as futuras gerações?…Como você será lembrado por seus netos?…Será apenas um retrato antigo sem história?

Busque em nome de Jesus viver a trajetória de um homem vencedor para ser grande!
Pr. Carlos Norberto

Leave a Reply