COMPORTAMENTO PRUDENTE (MT 25:1-13)

INTRODUÇÃO: Creio que estejamos inseridos em uma das épocas em que o comportamento humano visto no contexto do mundo em geral mais tenha vivido de forma irresponsável e insensata. É inegável que o gênero humano tenha desenvolvido certos mecanismos que os iniba de refletirem sobre as questões cruciais da existência humana, bem como desempenharem uma função crítica e reflexiva sobre o verdadeiro sentido da vida e sua realidade de propósito desdenhada por aquele que verdadeiramente é o seu autor. Que a vinda do Senhor Jesus seja um ponto evidente e consensual pela grande maioria de cristãos esta clara, porém o desenho comportamental de se encarar a vida acaba que por não mostrar de fato tais preocupações do viver uma fé pautada pela esperança desta fato missiológico e escatológico, produzindo assim uma geração de cristãos que não tenha a mesma preocupação das virgens do grupo responsável na parábola narrada pelo Senhor Jesus. O fato de estarmos aguardando o noivo precisa gerar em cada um de nós uma vida pautada por um comportamento extremamente sábio e prudente, sendo esta uma das prerrogativas obsessivas para evidenciarmos certos exercícios que hoje gostaria de compartilhar com vocês nesta busca acertada pelo noivo, encarando assim o cristianismo com seriedade.

 NA BUSCA ACERTADA PELO NOIVO É PRECISO QUE TENHAMOS UM COMPORTAMENTO PRUDENTE

 EXERCÍCIOS DE COMPORTAMENTO PRUDENTE ENXERGADOS NAS VIRGENS NA BUSCA ACERTADA PELO NOIVO

 I- EXERCÍCIO DO VIVER COM DILIGÊNCIA – (V 3-4,10)
  • É o viver com diligência que distingue gente insensata de gente prudente, o saber planejar para a caminhada. – (Pv 22:29)
  • É o viver com diligência que nos ensina o saber lidar com a carga da caminhada. – (Pv 13:4)
  • É o viver com diligência que nos deixam sempre em condições de preparo em meio aos momentos decisivos da vida. – (Am 4:12)
  • É o viver com diligência que nos escancaram as portas para as coisas preciosas da vida. – (Pv 12:27)
  • Na busca acertada pelo encontro com o noivo é preciso exercitar o viver com diligência. – (Ec 9:10)
 II- EXERCÍCIO DO VIVER COM ATENÇÃO – (V 7,13)
  • É o viver com atenção que nos desperta para os momentos em que somos chamados para situações especiais na vida. – (Rm 13:11)
  • É o viver com atenção que nos leva aos preparativos finais para momentos especiais. – (Mt 24:42-44)
  • É o viver com atenção que nos impulsionam a vivermos com fé por não sabermos o momento exato da parousia. – (Mt 25:13)
  • a busca acertada pelo encontro com o noivo é preciso praticar o viver com atenção. – (Ef 5:15)
 III- EXERCÍCIO DO VIVER COM AUTENTICIDADE – (V 8,9)
  • ♦ É o viver com autenticidade que nos levam ao exercício do dizer não quando for preciso. – (Mt 5:37)
  • ♦ É o viver com autenticidade que nos levam a enxergar que o paternalismo nem sempre é o melhor caminho. – (Mt 19:16-22)
  • ♦ É o viver com autenticidade que nos faz dizer certas verdades ao outro que não podemos ocultar. – (Zc 8:16, Ef 4:25)
  • ♦ Na busca acertada pelo encontro com o noivo é preciso exercer o viver com autenticidade. – (Gn. 39:9)

 

CONCLUSÃO: O que representa de fato a fé cristã para você?…A que grupo de noivas você mais se assemelha hoje, as prudentes ou as insensatas?…Sua vida tem sido marcada por um foco no procurar pelo viver diligente?…Qual atenção a fé tem recebido de você no seu cotidiano existencial?…Você tem mostrado maturidade em sua vida, e assim dito não quando se faz necessário, mostrando autenticidade genuinamente cristã?

 Pr. Carlos Norberto

Leave a Reply