O ANO DE VITÓRIAS (Exodo 17.8 a 16)

INTRODUÇÃO: O livro de Exodo trata do acontecimento mais importante da historia do povo de israel. Essa historia relata a saída dos israelitas do Egito, onde eram escravos. Acima de tudo este livro descreve o que Deus fez no meio do povo, a maneira como Deus libertou o seu povo e como dessa gente formou uma grande nação. A figura humana central do livro é a pessoa de Moises a quem Deus escolheu para tirar o seu povo do Egito e caminhar com eles para a terra prometida por Deus desde os seus antepassados. Deus é o Deus de milagres e desde o inicio vem mostrando pela sua palavra que nele podemos confiar. Quero dizer a igreja que esse ano será um ano de conquistas, cheio de vitorias, um ano que Deus esta convocando a sua igreja para triunfar sobre as forças das trevas, e através da sua palavra quer nos ensinar a obtermos bons resultados mediante nossas lutas. No capitulo 17 do livro de êxodo vemos uma ação poderosa de Deus pela nação de Israel que se colocou a disposição para pelejar contra o inimigo. Nesse texto Deus quer nos ensinar alguns princípios que devemos considerar se queremos vivenciar um ano de vitorias.

Princípios que devem ser considerados para vivenciarmos um ano de vitórias.

 1 – CONSIDERAR QUE ESTAMOS EM BATALHA TODOS OS DIAS. v.8
  • Se queremos um ano de vitórias precisamos considerar que o inimigo existe.
  • Os inimigos se levantam para pelejar contra o povo de Deus. Observação: A figura de Amaleque aparece logo depois que o povo de Deus passou por experiências de vitorias ( passagem pelo mar, mana no deserto, codorna no deserto).
    • Satanás gosta de atacar depois de termos recebido as bênçãos de Deus. Ex. adultério de Davi depois da vitória sobre os inimigos, Jesus tentado pelo diabo depois de ter jejuado 40 dias e 40 noites.
  • O papel da igreja é vigiar. “ Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” 1 Pedro 5:8 – exemplos noticias (marcha pra satanás)
 2 – CONSIDERAR QUE A INTERCESSÃO É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DA VITORIA. v.9 A 12
  •  A oração feita por um justo pode muito em seu efeito. Tg 5.16
  • Moisés era o líder, que tinha sobre si a unção de Deus. Era o intercessor pelo povo enquanto batalhavam contra o inimigo. Disse Moisés a Josué: “escolhe homens para pelejar contra Amaleque, amanha eu estarei no cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão. V.9
  • Devemos nos colocar a disposição para interceder pelo povo suplicando a intervenção Divina.
    • Observação: v.11 Moises intercedia pelo povo com as mãos levantadas. Porque o levantar das mãos? O Levantar das mãos – Tem uma relevância espiritual muito forte. Precisamos compreender que algo divino acontece quando levantamos as mãos para interceder. Esse ato de Moisés, devia ensinar a Israel que, enquanto pusessem em Deus sua confiança, se apegassem a Sua força, Ele lutaria por eles e subjugaria seus inimigos. Sl 88:9 “Senhor tenho clamado a ti todo o dia, tenho estendido para ti as minhas mãos.” I Tm 2.8 “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira, nem contenda”.
    • Observação: v.12 As mãos de Moises eram pesadas; por isso Arão e Hur colocou uma pedra debaixo de Moises para assentar-se e sustentaram as suas mãos, um de um lado e outro, do outro lado.
  • Aplicação: A vitória acontece quanto há sustento espiritual. Se a igreja quer presenciar um ano de vitória precisa abraçar a causa junto ao pastor e toda a sua liderança.
 3 – CONSIDERAR QUE A NOSSA VITÓRIA VEM DO SENHOR. v.13 a 16
  • Não foram as mãos de Moises que trouxe para o povo triunfo sobre os inimigos, mas sim a mão e Deus. Dt 20.4 “ pois o Senhor, o seu Deus, os acompanhará e lutará por vocês contra os seus inimigos, para dar a vitória a vocês’. Salmos 44:3-4 “Não foi pela espada que conquistaram a terra nem pela força do seu braço que alcançaram a foi pela tua mão direita, pelo teu braço e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles.
  • Deus esta batalhando em favor do seu povo todos os dias. V.16

Conclusão: tome posse da vitória, interceda porque Deus é contigo!!! Deus abençoe.

Pr. Everton F. Silva
 

Leave a Reply