COISAS RUINS (Js. 7:1-26)

INTRODUÇÃO: O pecado é uma maldição, um inibidor de coisas boas!!! Num ambiente onde exista a presença constante do pecado só iremos presenciar situações adversas que produzirão tudo aquilo que não presta e que afeta diretamente pessoas que muitas vezes não são os responsáveis diretos pelos erros cometidos por outros! O pecado é o opróbrio das nações conforme descrição bíblica (Pv 14:34), sendo ele o elemento tirano que traz muitos males que se materializam como juízo direto em forma de violência, fome, miséria, doenças e outras tantas mazelas que detonam qualquer contexto social no qual ele tenha prevalência. No texto que está diante de nós vemos uma destas experiências acontecendo com o povo hebreu por causa da irresponsabilidade de um dos membros da comunidade. Vemos no texto o ônus causado pelo erro de Acã, os problemas gerados por sua atitude egoísta, mesmo sabendo a direção de Deus anteriormente já passada ao povo! E assim se repete em nosso berço cultural tanto local como geral, infelizmente herdamos coisas ruins por causa da tomada de posições erradas e equivocadas daqueles que nos cercam, tendo assim que administrar em clamor a Deus pela súplica, o seu perdão por tais erros, porém muitas vezes tendo que lidar com algumas destas consequências ruins! É preciso que nas pequenas tomadas de decisões estejamos conscientes de não estarmos dando abertura para a realidade do pecado como experiência detonadora da nossa vida e da vida dos outros! Ao olharmos para a experiência de Acã uma das lições que podemos tirar deste fato na narrativa bíblica é que:

O PECADO SÓ PRODUZ COISAS RUINS

ALGUMAS DESTAS COISAS RUINS PRODUZIDAS PELO PECADO

I-  SUBESTIMAÇÃO DO MANDAMENTO DE DEUS – V 1, 11 e 6:18
  • A imperatividade do mandamento de Deus é um fato concreto e inegociável – (Dt 4:40)
  • As coisas ruins traz um ônus de realidades nocivas e altamente destruidoras – (Jn 1:8)
  • As escolhas que fazemos quando fora da direção de Deus produz sua ira e seu distanciamento de nós – (Is 59:2)
  • Tais escolhas também levam a uma quebra de aliança que outrora Deus firmara conosco – (Is 24:5-6)
  • Precisamos tomar muito cuidado em não desobedecermos as ordens de Deus para que não venhamos a conviver com coisas ruins – (Cl 3:5-6)
II- COMPORTAMENTO AVARENTO – V 20-21
  • Reconhecer mesmo que seja sem genuíno arrependimento um erro não elimina suas consequências – (Gl 6:1,7)
  • Os olhos são a lâmpada do corpo e podem produzir uma fascinação que nos levem a certas obsessões contrárias ao mandamento de Deus – (Mt 6:22-23, Gn. 3:6)
  • A cobiça é a principal aliada do comportamento avarento e visa apropriação indevida do objeto desejado – (Sl 10:3, Tg 1:14-15)
  • É necessário que estejamos sempre atentos para que nossas ações não contrarie a ordem divina produzindo assim coisas ruins ao nosso redor – (Cl 3:5)
III- OCULTAÇÃO DO ERRO – V 21b, 22
  • Tentar esconder certos erros ou pecados de estimação é um ato bisonho diante de um Deus que tudo vê – (Gn. 3:8-9)
  • As nossas estratégias de escondermos o pecado sempre fora uma tentativa furada e frustrada, mas mesmo assim insistimos em recorrê-las! – (II Sm. 12:11-12)
  • Nosso pecado vai ser exposto de alguma forma, trazendo assim vergonha, dor e morte – (Mc 4:21-22)
  • Nunca devemos tentar fingir algo que não somos pelo fato de escondermos nossos pecados, mas sempre confessa-los para que não experimentemos coisas ruins – (Pv 28:13, I Jo 1:9)

CONCLUSÃO: Como está sua caminhada com o Altíssimo? Tens buscado viver em santidade não dando nenhuma brecha para que o pecado estacione ao seu redor? Você tem deixado que o mandamento de Deus governe todas as áreas de sua vida bem como suas tomadas de decisões? Que visão você tem tido da vida quanto às possibilidades de se ter algo que dificilmente esteja ao seu alcance?…Será que Deus quer isto para você? Você é daqueles que ao perceber o erro instalado em sua vida se arrepende buscando assim o conserto de Deus? LEMBRE SE SEMPRE QUE O PECADO SÓ ATRAI COISAS RUINS!…FUJA DELE!
Pr. Carlos Norberto

Leave a Reply