A SUPERIOR PRIORIDADE – I Ts. 5:1-10

A SUPERIOR PRIODIDADE
(I Ts 5: 1-10)
INTRODUÇÃO: O assunto da mensagem de hoje é fruto de um anseio que envolve o momento cômodo de muitas pessoas nos dias de hoje em relação à segunda vinda do Senhor e fruto também de uma observação descrita por um grande teólogo americano do século XX, cujo nome era Aiden Wilson Tozer. Tozer escreve que o fim da primeira guerra mundial resultaria na morte da bendita esperança acerca da vinda de Cristo nos anos que viriam pela frente e isto de fato acabou acontecendo mesmo, sendo que nos dias atuais o retorno de Cristo como esperança viva está quase morta entre nós como já havia sido dito.
As razões que fizeram o ardoroso anelo pelo advento da esperança desaparecer são muitas, sendo que uma delas é que a teologia fundamentalista tem dado muita ênfase á utilidade da cruz e não a beleza daquele que nela morreu. A relação do salvo com Cristo é apresentada como contratual, em vez de pessoal. Tem se acentuado tanto a “obra” de Cristo, que esta ofuscou a pessoa de Cristo. Permitiu-se que a substituição tomasse o lugar da identificação. O que Ele fez por mim parece mais importante do que o que Ele é para mim. Vê-se a redenção como uma transação de negócio direto que “aceitamos” sem um conteúdo emocional adequado. Outra razão da ausência de real anseio pelo retorno de Cristo é que os cristãos se sentem tão bem neste mundo que tem pouco desejo de deixá-lo. As ruas de ouro não exercem atração muito grande sobre aqueles que acham fácil amontoar ouro e prata no serviço do Senhor aqui na terra. Queremos reservar a esperança do céu como uma espécie de seguro contra o dia da morte, mas enquanto temos saúde e conforto porque trocar um bem que conhecemos por uma coisa a respeito da qual pouco sabemos? Assim raciocinam as mentes carnais e com tal sutileza temos nossa consciência cauterizada. O Cristianismo hoje passou a ser sinônimo de entretenimento, sendo que Cristo já padeceu todo o sofrimento, derramou todas as lágrimas e carregou todas as cruzes; temos apenas que desfrutar os benefícios das suas dores em forma de prazeres religiosos modelados segundo o mundo e levados adiante em nome de Jesus. Isto é o que dizem pessoas que ao mesmo tempo afirmam que crêem na segunda vinda de Jesus Cristo. E óbvio que tal visão cômoda da igreja dos dias de hoje é bem diferente do que aquilo que nos revela a história nos seus momentos de dor, tribulação, angústia, sangue, martírio e etc., no qual estavam inseridos outro grupo de pessoas escatologicamente falando. É por isso que me sinto motivado a voltar os meus olhos para aquele que será o maior advento da história da humanidade que é a  vinda do Filho do homem e sendo assim gostaria de destacar que:
É PRIORIDADE CRISTÃ ESTAR ATENTO AO MOMENTO DA VOLTA DO SENHOR
ATITUDES DE UM CRISTÃO QUE SE MOSTRA ATENTO AO MOMENTO DA VOLTA DO SEU SENHOR
I-    ATENÇÃO COM O TEMPO DE DEUS (V 1-3)

  • A consciência destes cristãos quanto ao retorno do mestre deve ser a nossa hoje (Mt 24:32-37)
  • O tempo de Deus é a matéria da vida cristã que deveríamos dominar excelentemente, e isso não é o que se percebe na igreja de hoje (II Pe. 3:8-14)
  • A falsa noção de tempo vista e interpretada pelo mundo secularizado nada mais é do que o prenúncio do dia do Senhor (Mt. 24;44)

II-    ATENÇÃO COM O ESPAÇO PÚBLICO (V 4-5)

  • Existem realidades de vida distintas dentro do espaço no qual estamos inseridos (Jo 17:14)
  • Sendo assim há um diferencial evidenciado através de um testemunho prático (Fp 2:14-16)
  • Para estarmos sensíveis ao momento da volta do Senhor é imprescindível que estejamos atentos à qualidade de vida que mostramos ao mundo (I Pe1:17; I Ts 4:1-7)

 
III-    ATENÇÃO COM A SUA DISCIPLINA (V 6-7)

  • Esta disciplina tem como marca característica a sobriedade (I Co 15:34, I Pe. 4:7)
  • Existe uma evidência que comprova esta disciplina que é precedida pela vigilância (I Pe 5:8, Rm 13:11-14)
  • Portanto para ter uma noção exata da volta do Senhor se faz necessário que nossa vida seja marcada por disciplina no uso das armas espirituais (II Co 10:4-6)

IV-    ATENÇÃO COM O SEU DESTINO (V 9-10)

  • Deus deseja que ninguém se perca, esta opção é dada ao homem (Dt 30:19-20; I Tm 2;3-4)
  • Na cruz a sorte dos homens pode assim ser transformada de forma radical (Cl 2:13-15)
  • Este foco em relação ao destino leva os homens a estarem ou não unidos ao Senhor (Rm 6:4-5)

CONCLUSÃO
•    Como você tem tratado em sua mente o advento do tempo da segunda vinda de Cristo?
•    Seus relacionamentos pessoais retratam a sua fé e expectativa de que você aguarda firmemente a vinda de Jesus?
•    Você tem desenvolvido em sua vida o legado da disciplina como marca norteadora de quem aguarda a vinda de Jesus?
•    Suas convicções tem comprovado claramente que o céu é o seu verdadeiro destino?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply