SUPREMA PROVIDÊNCIA – II Rs. 6:1-7

SUPREMA PROVIDÊNCIA (II Rs. 6:1-7)
INTRODUÇÃO: Vivemos dentro de uma sociedade governada pelo sentimento de ansiedade e preocupação, muitas pessoas não sabem viver um dia de cada vez, vivem a projetar os dias seguintes como elementos catalisadores de suas preocupações. Jesus nos chama a vivermos outra dimensão de sentimento, Ele nos orienta a deixarmos as nossas ansiedades e preocupações nas mãos dEle (Mt.6:25-27; I Pe. 5:7). Ao olharmos para este texto enxergamos uma situação inusitada marcada por este sentimento que molda o tipo de comportamento das pessoas ao nosso redor, e por isso a orientação profética aqui é busque sempre ao Senhor que o resto Ele fará (Sl. 37:4-5) e por isso gostaria de tirar uma lição importante aqui e que deve permear a vida daqueles que ainda não aprenderam a confiar nEle, a nossa frase de hoje é:
QUANDO BUSCAMOS CRESCIMENTO ESPIRITUAL DEUS SEMPRE ENTRA COM PROVIDÊNCIAS
PROVIDÊNCIAS DE DEUS VISTA NESTE TEXTO POR CAUSA DA BUSCA POR CRESCIMENTO ESPIRIRITUAL
I-    QUANDO BUSCAMOS CRESCIMENTO ESPIRITUAL, ELE NOS FAZ VER QUE É PRECISO EXPANDIR (V 1)
Tanto o crente como a igreja que buscam por crescimento espiritual, não devem e nem podem se acomodar, pois o nosso espaço sempre será pequeno! (II Pe. 3:17-18)
A Bíblia nos convoca para vivermos uma vida de constante expansão em todos os sentidos  Is. 54:2-3; “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas, porque transbordarás para a direita e para a esquerda”
Deus tem um propósito lindo de expansão para você que busca crescer espiritualmente, por isso jamais viva acomodado meu irmão! (Ef. 4:15)
II-    QUANDO BUSCAMOS CRESCIMENTO ESPIRITUAL, ELE SEMPRE NOS DÁ A DIREÇÃO (V 2)
Alguns pensam que Deus esta indiferente hoje em dia em nos dar a direção em determinadas situações (Jo. 8:12)
O Jordão é o lugar símbolo das grandes ações de Deus em sua palavra (Ex. Ló, Naamã, Elias, Elizeu, Jesus)
Quantos por aí não estão enganados achando que devem trilhar caminhos próprios sem depender exclusivamente de Deus. Tornam-se auto-suficientes e acabam se esquecendo o que a Bíblia diz em Jo. 3:27 e Tg. 1:17
Meu irmão saiba que quando você busca por crescimento espiritual em sua vida Deus sempre dará a direção exata para que você possa caminhar!
III-    QUANDO BUSCAMOS CRESCIMENTO ESPIRITUAL, ELE PREPARA UM INSTRUTOR (V 3)
Alguns cristãos infelizmente não valorizam a importância da mentoria espiritual expressada através de líderes que Deus coloca ao nosso lado para nos ajudar (Cl 1:7-80)
Veja que Jesus instruiu os discípulos; Moisés instruiu Josué; Elias instruiu Eliseu; Paulo instruiu Timóteo; é preciso que entendamos que Deus coloca pessoas ao nosso lado para instruí-nos (Pv. 23:23)
Ao buscamos crescimento espiritual nunca devemos fazê-lo sozinho, mas com auxílio de alguém bem gabaritado.
IV-    QUANDO BUSCAMOS CRESCIMENTO ESPIRITUAL, ELE NOS LEVA A DIMENSÃO DOS MILAGRES (V 6)
Dura é a realidade do convívio com pessoas que são sufocadas pela murmuração, não conseguindo assim enxergar o milagre que Deus prepara para os que crêem (Jo. 11:14-16)
Para o aprendiz do profeta que derrubou o ferro do machado na água ali era o fim de seu ministério profético,  para Deus ali começava uma vida de milagres. O ponto final do homem é o ponto de partida de Deus (Is 64:4)
A busca por crescimento espiritual nos proporcionará experiências profundas com a realidade do milagre
CONCLUSÃO: Quais os  projetos de expansão que você tem para sua vida? Você tem sonhado com coisas maiores ou vai continuar acomodado com as pequenas?  Há uma direção clara de Deus para este novo momento de sua vida? Quem são os seus mentores ou instrutores?  Você tem pessoas que verdadeiramente te ajudam nos momentos difíceis da caminhada da vida? Você tem experimentado a dimensão do milagre em sua vida, ou não consegues vislumbrar o sobrenatural de Deus se movendo em seu favor? Lembre-se; é preciso primeiramente buscar crescimento no Senhor para então poder provar tais providências em sua vida. Que tal começar esta dinâmica de busca em sua vida hoje?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply