A RIQUEZA DA GRAÇA – Ef. 2:1-10

A RIQUEZA DA GRAÇA
(Ef. 2:1-10)
INTRODUÇÃO: Falar sobre a graça de Deus é entrar num horizonte longínquo devido a grandeza de consistência desta que julgo ser uma das principais doutrinas da fé cristã. Falar sobre a graça de Deus é um exercício extremamente prazeroso, pois o fascínio desta doutrina  gera em nossos corações o senso do valor que Deus concede ao homem pecador e até então perdido sem mérito nenhum, em receber tamanha dádiva concedida por este ser amoroso. A compreensão desta doutrina é imprescindível para que o nosso pensamento a respeito do amor de Deus não tenha desdobramentos de leitura equivocadas e venhamos assim deduzir qualquer ato meritório humano como conivente em relação ao sacrifício de Cristo, pois não somos dignos de nada que venha de Deus devido à nossa natureza pecaminosa, rebelde e caída a não ser o inferno. Talvez a maior definição de graça que já tenha ouvido seja aquela que diz: Graça é Deus nos dando aquilo que não merecemos, ou seja, favor imerecido como a definição mais clássica e bem conhecida, e sendo assim gostaria de pensar na excelência desta doutrina que foge do exercício da compreensão humana natural, sendo somente entendida pelo ser espiritual e daí a nossa proposta como verdade central desta narrativa pode ser descrita da seguinte forma:
A RIQUEZA DA GRAÇA DE DEUS É INCOMPARÁVEL!
PERSPECTIVAS PELAS QUAIS ESTA RIQUEZA DA GRAÇA DE DEUS ESTÁ FUNDAMENTADA
I- O SEU PÚBLICO ALVO (V8)
A graça tem um alvo de abordagem centrado, embora nem todos a queiram. – (Jo 3:16, Tt 2:11)
A graça tem sua vertente máxima no advento da redenção de Cristo. – (Ef 1:7-8)
A graça sempre será justificada e honrada por aqueles que verdadeiramente a experimentam. –
(I Co 15:10, II Co 6:1, Hb 10:29)
A graça produz acesso a Deus e gera liberdade à vida daqueles que a desfrutam. – (Rm 5:1-2)
A graça por isso é a maior riqueza que um homem pode experimentar.
II- O SEU REQUISITO MÁXIMO (V8)
A fé é um produto resultante da graça por isso repousa nos escolhidos. – (Rm 12:3)
A fé é exercida por pessoas que compreendem o supremo valor da graça. – (I Tm 1:14)
A fé é condição absoluta para dar sustentação ao exercício da graça. – (Hb 10:38)
A fé sendo assim ressaltará a riqueza da graça como principal experiência humana.
III- A SUA FONTE ÚNICA (V8)
A fonte desta graça mediante a fé não é o homem por mais piedoso que possa ser. – (Jo 15:5c)
A fonte que produz graça como dádiva aos homens só pode vir de Deus o criador. – (Tg 1:17)
A fonte da graça que é Deus nunca poderá ser manipulada por nossa religiosidade inconstante.
(Tg 1:20, Rm 9:20)
A fonte da graça que é Deus produz, portanto está riqueza indescritível ao homem.
CONCLUSÃO: Sendo assim gostaria de concluir a mensagem de hoje fazendo-lhe
algumas considerações que julgo serem necessárias:
1ª) Você é o alvo central da graça de Deus, sendo que o filho Jesus fora dado como sacrifício em seu lugar naquela cruz para que você pudesse ter um relacionamento real com o criador!…Você tem
consciência desta verdade?
2ª) A fé é a suprema condição para uma compressão exata da graça de Deus em sua vida!…A fé tem sido uma característica vital em sua vida e por isso você tem uma noção clara da riqueza da graça em seu favor?
3º) Deus é a fonte de toda a graça disponível ao homem!…Sendo assim você tem aprendido a ser grato àquele que tem derramado sua suprema graça em sua vida?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply