O DRAMA DE SER MORNO (Ap. 3: 14-22)

O DRAMA DE SER MORNO
(Ap. 3: 14-22)

 
INTRODUÇÃO: Ao refletirmos sobre a igreja de Laodicéia, temos que nos lembrar que esta cidade era muito rica, com uma circulação de muitas moedas, pois, era um grande centro econômico da época com a presença de bancos, sendo considerada uma cidade suficiente economicamente. Laodicéia era uma cidade com amplo desenvolvimento cultural e conhecida pelo seu excelente curso de medicina e a fabricação de remédios para os olhos. Na indústria fabricavam tecidos, a partir da manufaturação de lã, uma cidade pujante e senhora de si. Com isso, podemos dizer que a igreja estava inserida neste contexto de abundância e desenvolvimento. Talvez fosse uma igreja com a participação de pessoas de todos os níveis sociais, desde pedreiros a grandes empresários, de professores a secretárias do lar. Talvez uma igreja que tivesse tudo do ponto de vista material, mas que estava enfrentando sérias dificuldades, e que está emersa em situações altamente delicadas correndo sérios riscos de ser riscada do diário de Deus, isto pelo fato também da cidade ter um problema que eram suas águas tépidas. Hierapolis, que ficava próximo, era famosa pelas primaveras quentes, e Colossos pelo córrego de água fria e refrescante vinda da montanha. Mas Laudicéia recebia água suja e morna, que vinha de quilômetros de distância por aqueduto subterrâneo. Visitantes, não acostumados com esta água, imediatamente a cuspiam fora. A igreja de Laudicéia não era nem fria, rejeitando abertamente a Cristo, e nem quente, cheia de zelo espiritual. Em vez disso seus membros eram mornos, hipócritas que professavam conhecer a Cristo, mas que não pertenciam verdadeiramente a Ele (Mt. 7:21). Por isso a expressão vomitar da minha boca aparece aqui pelo fato de assim como a água suja e morna de Laudicéia, esses hipócritas que enganavam a si mesmos, causavam enjoo em Cristo e dai tiramos uma grande lição desta narrativa:

 O CRENTE MORNO QUE NÃO MUDAR DE VIDA VAI SER VOMITADO DA BOCA DE CRISTO

 CARACTERÍSTICAS DE UM CRENTE MORNO

 

I- Atitude de indecisão (V 15-16)

  • Indecisão esta que não passa despercebida diante de Deus (Lc. 16:13)
  • Indecisão que leva o Senhor a nos chamar a atenção para um posicionamento sincero (Sl. 4:3)
  • Indecisão que produz ânsia e rejeição no estômago de Cristo (Rm. 8:8)
  • Indecisão que se enxerga no padrão comportamental das pessoas deste mundo
  • Eis a pergunta que fica na luta para não sermos morno: Você é do time dos indecisos?

 

II- Postura orgulhosa (V 17 a)

  • Orgulho quando se faz propaganda de nós mesmos (Rm. 12:3)
  • Orgulho que se assenta em meios efêmeros para se auto afirmar (Rm. 12:16)
  • Orgulho que se manifesta pela independência dos outros (Pv. 21:4)
  • Orgulho que caracteriza a realidade contextual deste mundo jactancioso (Ez. 31:14)
  • Mais uma pergunta que precisamos responder a fim de fugirmos da mornidão: Qual conceito você tem de si mesmo no contexto da vida?

 

III- Comportamento insensato (V 17 b)

  • A insensatez que gera infelicidade (Pv. 10:8)
  • A insensatez que produz miséria (Lc. 15:15-16)
  • A insensatez que leva à pobreza espiritual (Mt. 23:27-28)
  • A insensatez que causa cegueira (I Co. 3:1-3)
  • A insensatez que envergonha e mostra a nudez (Ap. 16:15)
  • E uma ultima pergunta aqui para não sermos encontrados em estado de mornidão: Seu comportamento geralmente refuta reconhecimento da sua real condição como pecador?

 
CONCLUSÃO: Quero chamar sua atenção hoje caso você esteja contaminado com algumas destas três características. A indiferença, o orgulho e a insensatez são marcas que caracterizam a igreja do fim dos tempos; quero lembrar-lhe também aquilo que Jesus nos apresenta no V 18, ou seja, uma mudança de vida que começa pelo acatamento de um conselho do Senhor Jesus e não do pastor ou de outra pessoa. Que tal você sinalizar positivamente para Jesus dizendo: eu aceito o seu conselho Senhor! Chega de indiferença, de orgulho e insensatez, pois quero um novo sentido para minha vida, e nunca mais ser morno!
 

Leave a Reply