A GLÓRIA DO CRISTÃO (I CO 2:1-5)

A GLÓRIA DO CRISTÃO
(I CO 2:1-5)

 
INTRODUÇÃO: Lidar com aspectos consequentes da nossa humanidade não é tarefa simples e fácil. O Cristianismo é a maior das expressões de fé onde o sentimento do comportamento humano tem suas proporções mais profundas na alma de seus seguidores, isto pelo fato de que na fé cristã somos chamados a não reagirmos com desamor quando não somos amados, a não pagarmos com ódio àqueles que nos fazem mal, a não violarmos as leis quando elas são violadas contra nós. Ser cristão é uma tarefa árdua e por isso se explica o fato de sermos perseguidos por não negociarmos os nossos valores comportamentais absolutos, pautados pela vida e exemplo de Cristo. Tenho visto nestes dias algumas reações de cristãos diante do quadro atual no qual se encontra o comportamento humano e isto me remonta a pensar no que Jesus disse a respeito deste mundo que “jaz no maligno” e por isto tais reações não podem ser vistas pela ótica cristã verdadeira como corretas. O que acontece no mundo é consequente da operação do espírito do engano, da ação do príncipe das trevas e portanto não é mister que a pregação do evangelho tenha um tom de guerrilha, pois está não é a proposta de Cristo. Paulo ao escrever á problemática igreja de Corinto retrata a sua humanidade e nos apresenta um caminho solidário, amoroso e estratégico em busca da sabedoria que produz glória, e por isso gostaria de falar-lhes desta glória do ser cristão que é consequente primeiro de se ter atitudes sábias, por isso a frase que nos é proposta hoje é que:
 

NA VERDADEIRA SABEDORIA ESTÁ A GLÓRIA DO CRISTÃO

 

FORMAS DE EXPRESSÃO DA VERDADEIRA SABEDORIA COMO GLÓRIA DO CRISTÃO.
(Obs.: Como isto deve acontecer)

 

I- COMUNICAÇÃO SENSATA DO EVANGELHO (V 1)

  • É preciso que isto aconteça na comunicação do evangelho com clareza contextual e simplicidade de linguagem.
  • É preciso que isto aconteça numa dimensão clara de propósito. (Rm 10:8-10)
  • É preciso que isto aconteça centrado no testemunho da pessoa de Deus. (I Jo 5:11)
  • É preciso que isto aconteça em linguagem adequada sem os chavecos crentês.
  • Portanto uma das formas de expressão da verdadeira sabedoria como glória do cristão se dá pela comunicação sensata do evangelho.

 

II- CONHECIMENTO CENTRADO DE CRISTO (V 2-3)

  • É preciso que isto aconteça com um claro poder de decisão. (Fp 3:7-10)
  • É preciso que isto aconteça dentro de um ambiente de foco bem incisivo no Cristo.(Fp 1:21)
  • É preciso que isto aconteça com comportamento ciente do real sentido do ser.
  • É preciso que isto aconteça numa dimensão clara de missão. (Fp 2:12)
  • Sendo assim uma outra forma de expressão da verdadeira sabedoria como glória do cristão é seu conhecimento centrado de Cristo.

 

III- BUSCA MANIFESTA DE PODER ESPIRITUAL (V 4-5)

  • É preciso que isto aconteça por meio de uma mensagem com as palavras certas. (At 1:8)
  • É preciso que isto aconteça com a consistência do Espírito. (Ef 5:18-20)
  • É preciso que isto aconteça com objetivos bem definidos para com a fé dos outros.(I Ts. 3:4-5)
  • É preciso que isto aconteça com o apoio das ações de Deus. (Ef 3:16,20)
  • E concluindo assim, a verdadeira sabedoria como glória do cristão se dá por uma busca manifesta de poder espiritual.

 
CONCLUSÃO: 1- Qual tem sido a sua atitude diante deste quadro negro no qual se encontra o mundo? 2- Sua forma de viver e expressar humanidade pauta pelo demonstrar o amor de Cristo na comunicação da verdade do evangelho como a glória maior? 3- Sua intimidade com Cristo tem produzido a glória de conhecê-lo e vivencia-lo profundamente? 4- Há em você desejo profundo de experimentar o poder de Deus como o caminho para que esta sabedoria que produz glória seja realidade na sua humanidade? Qual é a sua glória?

Leave a Reply