O CRISTO SUFICIENTE – Fp. 4:10-20

O CRISTO SUFICIENTE

(Fp. 4:10-20)

 
INTRODUÇÃO: Gratidão é uma palavra de ordem que deve permear nossas vidas e é isto que constatamos ao lermos a carta de Paulo aos cristãos de Filipos. Paulo exemplifica neste texto com sua atitude alegre o reconhecimento por aqueles que fazem na difusão do evangelho de Cristo. Podemos enxergar que a vida do apóstolo é marcada por dificuldades normais aqueles que estão envolvidos no ministério cristão, mas, porém com a certeza de dependência em Deus que proverá os meios para que a sua mensagem redentora seja anunciada ao mundo perdido. Suas dificuldades eram muitas, mas Deus era fiel e levantaria os meios necessários para sua sustentação ministerial em todos os âmbitos.
Meus amados irmãos o propósito principal da mensagem de hoje é chamar nossa atenção para dois pontos que julgo estar sendo muito mal interpretado por alguns crentes em nossas igrejas nos dias de hoje e que não fora ensinado por Paulo. O primeiro deles é fazer uma leitura equivocada do texto do versículo 13 aqui abordado, pois em muitos arraiais do mundo evangélico vemos uma hermenêutica falha deste versículo feita fora do seu contexto e deduzindo assim na mente das pessoas possibilidades aqui descritas com fins interesseiros, individualistas, e materialistas, gerando uma leitura triunfalista e centrada nos interesses pessoais. O segundo que julgo importante frisar é que as possibilidades aqui descritas por Paulo referem-se às questões do cuidado provedor e protetor de Deus, pois Paulo esta abordando aqui aspectos relacionados ao cuidado de Deus em levantar irmãos que nos socorram em momentos de tribulação, os quais entram com provisão para a manutenção de nossas vidas e ministérios. Sendo assim o texto nos sugere ensinamentos preciosos que precisamos entender para que a nossa relação com Cristo possa se desenvolver dentro de um ambiente de confiança no qual Ele vai sempre prover os meios para que nossas vidas possam ser supridas e guardadas diante das dificuldades e tribulações que surgirem, e por isso o ensinamento central aqui é que:
 

EM CRISTO TEMOS TODAS AS POSSIBILIDADES

 

ALGUMAS DESTAS POSSIBILIDADES QUE DESFRUTAMOS EM CRISTO

 
I-                   ALEGRIA NO SENHOR PELO CUIDADO RENOVADO (V 10)
Alegria é o tema principal abordado por Paulo ao escrever aos filipenses (Fp. 4:1e 4)
Alegria como expressão de gratidão pelo mais uma vez (Sl. 116:12)
Alegria em valorizar uma comunidade que aproveita as oportunidades (Ef. 5:15-16)
Em Cristo podemos desfrutar da possibilidade da alegria no cuidado renovado (Dt. 31:8)
 
II-                CONTENTAMENTO CIRCUNSTANCIAL INABALÁVEL (V 11-12)
Contentamento que se ajusta nas mudanças de situações (Pv. 23:17-18)
Contentamento é a expressão de um segredo que precisamos exercitar (I Tm.6:6)
Contentamento é lidar com o adverso revestido da força do Senhor (Is. 51:3)
Em Cristo conseguimos usufruir da possibilidade do contentamento sem se abalar com as circunstâncias (Hb. 13:5)
 
III-             SOCORRO SOLIDÁRIO DIANTE DA NECESSIDADE (V 14-18)
Socorro que se manifesta nos momentos de aparente tribulação (II Co. 8:1-5)
Socorro que não é coincidência, mas providência que se repete (Ap. 2:19)
Socorro que é suficiente e também uma forma de sacrifício que agrada a Deus (At. 4:32-35)
Em Cristo alcançamos a possibilidade de socorro em meio à necessidade (Rm. 12:11-13)
CONCLUSÃO: Sua leitura sobre as possibilidades da ação de Deus em sua vida tem sido feita de forma correta? Alegria é um estado que está condicionado em sua vida devido ao cuidado sempre renovado do Senhor por ela? Contentamento independente das situações é uma marca notória em sua trajetória de vida? Você tem aprendido a ser grato a Deus pelo seu socorro através das pessoas em momentos de necessidade?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply