O RIO DA ÁGUA DA VIDA (Ez. 47: 1 a 12)

O RIO DA ÁGUA DA VIDA

(Ez. 47: 1 a 12)

 
INTRODUÇÃO: Embora o texto de Ezequiel trate de uma profecia messiânica, encontramos nele também uma referência ao propósito de Deus para seu povo, pois o texto faz um apontamento direto para a obra do Messias, entre nós. Ele também pode ser usado sem comprometimento a verdade para encontrarmos conforto e consolação para nossa vida tão atribulada nestes dias estressantes do século XXI.
A experiência que você vive pode ser semelhante a do povo de Israel no deserto (Nm 20:2), ou a do salmista Davi (Sl 42: 1 e 2), ou ainda a da mulher samaritana (Jo 4: 13 e 14).
Há momentos em que apenas Deus pode nos proporcionar descanso, só Ele pode fazer-nos sair da caverna, enfrentar a fornalha, suportar o espinho e dar-nos forças para permanecermos firmes em condições adversas e acima de tudo, só Ele é quem pode nos dar uma água que verdadeiramente produz vida, por isso não podemos deixar de tirar como lição neste texto que:
 

LIÇÃO CENTRAL:

HÁ UM RIO DE ÁGUA QUE SAI DO ALTAR DE DEUS E PRODUZ VIDA POR ONDE PASSA

 

LIÇÕES DIDÁTICAS

RESPOSTAS QUE ENCONTRAMOS NO TEXTO SOBRE ESTE RIO DE ÁGUA QUE SAI DO ALTAR DE DEUS E PRODUZ VIDA POR ONDE PASSA

 
I-            TEM SUA PROCEDÊNCIA EM DEUS (V 1 E 2)
ª      O templo e o altar eram símbolos da presença de Deus, portanto é dEle que brotam as águas, não de homens nem de recursos materiais (Ap 22:1)
ª      É Deus quem abre as portas para trazer-nos alento em diversas circunstâncias da vida nos dando desta água (Ap 7:17)
ª      A água que Ele nos dá nos sacia permanentemente (Jo 4:14)
 
II-          FAZ COM QUA A FÉ SEJA APROFUNDADA (V 3 A 5)
ª      Deus quer que nossa comunhão com Ele seja estreitada, porque na medida de nossas necessidades Ele nos conduz a maturidade espiritual, pois o alívio divino não ocorre apenas para consolar, mas para fazer-nos crescer. (Ef 4:15 e 16)
ª      Na caminhada da vida existem rios tão profundos que você não conseguirá atravessa-los a pé, só nadando com muito esforço (At 27: 41 a 43)
ª      Uma fé profunda não se desespera, mas confia em Jesus quando a tempestade assola o barco da vida (Lc 8: 24 e 25)
 
III-        LEVA A PRODUZIR MUDANÇA DE VIDA (V 6 A 12)
ª      Por onde passa o rio de Deus a morte foge tudo passa a ter vida, pois é gerado mudanças de caráter e de sentimentos em nós e compreendemo-lo, os outros e nós mesmos.
ª      As águas do templo purificaram o Mar Morto, extremamente salgado (v 6 a9), bem como a restauração de todo cenário (v 10) e a fertilização da terra (v 12), nada ficou como antes (Is 35: 6 e 7 e 41: 17 a 19).
ª      Ao entregar sua vida para Jesus, virão tempos de descanso, de refrigério real, nada será como antes, sua vida mudará radicalmente (II Co 5:17)
 
IV-        FAZ COM QUE HAJA PRODUÇÃO ABUNDANTE DE FRUTOS (V 12)
ª      Esteja certo que se você permitir que as águas de Deus alcancem sua vida, você produzirá muitos frutos, sua vida deixará de ser deserta e seca (Jo 15:5)
ª      Frutos aqui é comida e também remédio, pois as águas de Deus produzem descanso porque fornecem subsistência e cura (Ap 22:2)
ª      Há uma necessidade de você deixar o Espírito Santo produzir o fruto em você (Gl 5:22)
 
CONCLUSÃO: Como necessitamos do refrigério e do descanso que o Senhor nos oferece! Precisamos de uma brisa suave, como experimentou Elias quando esteve na caverna! Nada mais que uma brisa suave, um leve sopro do Senhor Deus para amenizar o cansaço da jornada e acima de tudo, como desejou a mulher samaritana, precisamos da água da vida que é Jesus. (Jo 4:15)
O profeta Isaías disse: “Este é o lugar de descanso, deixem descansar o exausto, este é o lugar de repouso, mas eles não quiseram ouvir” (Is. 28:12); Jesus disse que se você crer nEle como diz a escritura do seu interior fluirão rios de água viva. Qual é então a sua resposta ao ouvir a palavra de Deus hoje?  Isso lhe dará saúde ao corpo, vigor aos ossos, saciando assim sua sede existencial (Pv 3:8). Jesus é a água viva que você precisa para trazer refrigério à sua alma.
Pr Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply