ATENÇÃO REDOBRADA – Hb. 2:1-4

ATENÇÃO REDOBRADA

(Hb 2:1-4)

 
INTRODUÇÃO: Provavelmente você já deva ter ouvido bastante este termo sendo usado em várias áreas da vida. É comum o professor pedir aos alunos que tenham atenção redobrada nas aulas para poderem aprender melhor tendo bom desempenho nas provas, bem como uma autoridade de trânsito pedir aos motoristas que redobrem a atenção ao dirigir devido a situações anormais que possam provocar acidentes.
Devido ao fato de vivermos dentro de um contexto social de pessoas caracterizadas pela distração e desatenção nada mais oportuno do que chamarmos nossa reflexão para a realidade da seriedade de termos uma vida devocional com atenção sempre redobrada. O texto que está diante de nós é bastante sugestivo pelo fato de nos apresentar a palavra de Deus como alvo centralizador de toda a nossa atenção, ou seja, a atividade de vigilância às verdades contidas na palavra precisam ser encaradas com bastante consideração para que não venhamos a nos desviar do nosso objetivo principal que é a salvação em Cristo, e sendo assim a lição que podemos aprender com esta narrativa é que:
 

É PRECISO ATENÇÃO REDOBRADA NA PALAVRA PRA QUE NUNCA VENHAMOS A NOS DESVIAR

 

RAZÕES PELAS QUAIS A PALAVRA PRECISA DE NOSSA ATENÇÃO REDOBRADA

 
I-                    SUA FIRMEZA HISTÓRICA (V 2) … se pois a palavra falada por anjos se tornou firme…
ü  Cujo valor está centrado numa realidade incondicional (Jo 5:39) … se tornou firme…
ü  Que no contexto da história tem os seus mensageiros enviados (Hb 1:1-2)… por meio de anjos…
ü  Com objetivo pedagógico de nos ensinar a agir para fugir do castigo (Sl 119:105)… justo castigo.
ü  A palavra tem uma função de nos levar para perto de Deus e para longe do diabo e das coisas reprovadas (II Tm 3:14-16)
ü  Com esta firmeza de autoridade vista, qual a influência que a palavra exerce em sua vida?
ü  A palavra requer atenção redobrada por ela ter firmeza histórica.
 
II-                   SEU OBJETIVO DEFINIDO (V 3)… como escaparemos se negligenciarmos tão grande salvação?… Essa salvação…
ü  A salvação do perdido é o grande alvo ensinado nas escrituras (Jó 36:18)… tão grande salvação.
ü  Não há como escapar se ignorarmos a verdade central da Bíblia (Hb 9:27 … como escaparemos…
ü  A ignorância pessoal é o principal motivo que conduz a perdição eterna (Ef 5:6)… se ignorarmos
ü  Seguir Jesus é o mais fascinante projeto de vida, por isso a salvação é um ato grande (Ef 2:8-9; I Tm 1:15) que provém de Deus (Sl 62:7)… Tão grande salvação
ü  A palavra requer atenção redobrada porque seu objetivo é bem definido
 
III-                 SEU TESTEMUNHO BEM EMBASADO (V 3b- 4)… confirmada pelos que a ouviram… Deus testemunhou com feitos…
ü  Cuja fonte principal é Jesus o Deus da nossa salvação (Lc19:10; Hb10:23)… anunciada pelo Senhor.
ü  E que aparece na história por testemunhos dos que ouviram (ICo15:3-8)…confirmada pelos que  ouviram
ü  Manifesto em ações poderosas no mundo em favor dos homens (Hb 13:8)… sinais, prodígios e milagres
ü  Cujo mistério tem o Espírito Santo para confirmar a plenitude de veracidade deste testemunho (Jo16:8; 14:16-18)… dons do Espirito Santo distribuídos segundo a sua vontade.
ü  A palavra requer atenção redobrada por causa de seu testemunho bem embasado
 
CONCLUSÃO: 1- Que papel a palavra de Deus tem tido em sua vida no atual momento?
2- A firmeza histórica da palavra faz de você um crente melhor que tem aprendido a vê-la como autoridade regulamentadora de sua vida?
3-O objetivo da palavra em produzir salvação ao pecador perdido lhe motiva a pregá-la àqueles que não a conhecem?
4- Pelo fato da palavra falar por si e ter um testemunho bem embasado faz com que você se sinta desafiado em confiar nela como sua regra de fé e prática na vida cristã?
5- O que representa a palavra de Deus para você e o que você tem feito para jamais se desviar dela?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply