FICANDO DE FORA – Lc. 13:22-30

 FICANDO DE FORA

(Lc. 13:22-30)

INTRODUÇÃO: Frustração esta é a melhor palavra para definir o sentimento de perder algo que não estava no nosso programa de vida. Frustração de perder uma prova de um concurso como aconteceu com minha filha há alguns anos atrás, às vezes por perder um voo em direção a um compromisso inadiável ou deixar de entrar em um banco porque o tempo de abertura expirou e a porta se fechou.
Imaginemos a frustração no fato de se ficar do lado de fora da salvação! Queria deixar bem claro para os amados hoje que ser salvo e entrar pela porta estreita são sinônimos (Mt. 7:13-14) e penso que este é o desejo de todas as pessoas que estão dentro das igrejas, porém esta não é a realidade, embora pense que ninguém queira ficar do lado de fora da porta da salvação, que é a porta estreita, inclusive você que está aqui hoje a noite. E a pergunta que fica para você responder hoje, agora é: você está dentro ou fora da porta que é estreita e conduz a salvação? Nossa lição de hoje é que:
 

MUITOS NÃO ENTRARÃO PELA PORTA ESTREITA E PERDERÃO ASSIM A OPORTUNIDADE DE SALVAÇÃO, POIS FICARÃO DE FORA

MOTIVOS PELOS QUAIS MUITOS NÃO ENTRARÃO PELA PORTA ESTREITA FICANDO ASSIM DO LADO DE FORA

 
I-                   AUSÊNCIA DE ESFORÇO (V 24)
É preciso muito esforço para entrar pela porta estreita (Mt. 11:12)
Embora a salvação seja pela graça, porém as obras qualificarão a nossa fé (Tg. 2:14,16,18)
Uma fé sem obras e sem esforço com vistas à santificação não é genuína (Tg. 2:17)
Nosso esforço e obras mostram a qualidade da nossa fé, comprovando a porta certa (Ef. 2:8-10)
Sua consagração comprova a entrada pela porta estreita que conduz a vida
 
II-                 ESGOTAMENTO DO TEMPO (V 25a)
Vai chegar o momento em que o dono da casa se levantará e fechada a porta.
Isto aponta para a história do dilúvio quando a arca foi fechada de fora (Gn.7:13-14,Mt. 24:37-39)
Lembra-nos também a parábola das dez virgens, quando cinco ficaram de fora (Mt. 25:13)
É preciso que entremos enquanto exista tempo (Is. 55:6)
 
III-              NÃO SER CONHECIDO POR CRISTO (V 25b-27 a)
Cristo não os reconhecerá por não ser Senhor e Salvador deles
Por não desenvolverem intimidade e não terem relacionamento com o Senhor (Mt. 7:22-23)
Por também eles não confessarem o Senhor Jesus aos homens (Mt. 10:32-33)
Retratando assim aquilo que o noivo disse às virgens imprudentes (Mt. 25:12)
Para entrar pela porta estreita é preciso evidenciar que somos conhecidos por Cristo (Jo. 10:14-15)
 
IV-              PRESENÇA DE INIQUIDADE (V 27 b-28)
Quem pratica iniquidade não pode relacionar-se com Cristo e está sentenciado (Is. 59:2)
Praticar iniquidade é ser governado pelo pecado e disintonizado de Deus (I Jo. 3:6-9)
Sofrimento eterno define aqueles que são governados pela iniquidade (Mt. 25:41)
Se você é dirigido pela prática do pecado e iniquidade é preciso mudar ou ficará de fora
 
CONCLUSÃO: O que existe fora da salvação (V 28-30)?  Choro e ranger de dentes, ou seja, algo extremamente desconfortável e desagradável! A grande frustração dos que se perderão por toda a eternidade, talvez seja o fato de verem os salvos desfrutando da salvação e eles estarem de fora como no caso do rico da parábola (Lc. 16:23)
Jesus afirma nos versículos (29-30) que muitos judeus iriam perder o lugar para muitos gentios. Este é um alerta para os chamados crentes velhos e aqueles que são apenas nominais. Que possamos estar nos juntando com todos aqueles que em todas as épocas resolveram e determinaram entrar pela porta estreita e participar assim do banquete que será oferecido a todos os salvos na glória com o Pai!
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply