O PERDÃO QUE RESTAURA A ALMA – Mq. 7:18-19

O PERDÃO QUE RESTAURA A ALMA  MIQUÉIAS  7 – 18 – 19
INTRODUÇÃO :
a) Em suas ultimas palavras,o profeta Miquéias eleva se acima de qualquer circunstância pecaminosa em que alguém se encontra a fim de mostrar que existe esperança.
b) Em suas ultimas palavras o profeta inspirado pelo Espírito Santo, oferece a cada geração de homens e mulheres um salmo que destaca a magnitude do caráter de Deus.
c) Em suas últimas  palavras, Miquéias fornece palavras inspiradoras para bendizer Àquele “que não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia”.
 
L/C –  É SOMENTE DEUS QUEM PEDDOA O PECADOR
 
L/D – MOTIVOS PELOS QUAIS É SOMENTE DEUS QUEM PERDOA O PECADOR
 
I-SUA COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA É MAIOR QUE NOSSO PECADO (V18)
a) Ninguém se compara a Deus em misericórdia para com o pecador
b) Ninguém se assemelha a Deus em compaixão demonstrada ao pecador
c) Ninguém alcança o mesmo nível de bondade de Deus ao oferecer perdão ao pecador
 
II- SEU PERDÃO INDEPENDE  DO TAMANHO DE NOSSO PECADO (V18-19)
a) Deus anseia que o pecador se aproxime dEle porque seu perdão não é parcial ou limitado a alguns tipos de pecados
b) Deus deseja que o pecador se aproxime dEle sabendo que obterá perdão, pois sua natureza é bondade,amor e misericórdia
c) Deus espera que todo pecador se aproxime dEle trazendo todos os pecados porque Ele tem prazer na misericórdia e se compadece de todos
 
III- SOMENTE ELE PODE LANÇA-LOS NAS PROFUNDEZAS DO MAR (V19)
a) Deus perdoa completamente os pecados dos que o buscam- “perdoa a iniquidade e esquece da transgressão”.
b) Deus perdoa totalmente todos os pecados lançando-os “nas profundezas do mar” :
-O texto não diz que Deus lança os pecados no mar mas nas profundezas do mar -O texto não diz que Deus lança os pecados no mar e coloca uma placa que diz:” Proibido pescar”,pois os pecados não estão na superfície,estão nas profundezas do mar.
-O texto diz que Deus lança os pecados nas profundezas do mar.
Há lugares no mar com mais de 10.000 metros de profundidade,qualquer coisa que for enviado para lá não suporta a tremenda pressão de toneladas de água,e explode. É para lá que Deus envia os pecados daqueles que se arrependem e os confessa a Ele . Lá, todos os pecados são despedaçados e não sobra nada. Desta forma, Deus perdoa e esquece . Assim também o pecador deve abandonar e esquecer seus pecados .
c) Deus perdoa ao ponto de olhar para o pecador arrependido como se este nunca houvesse pecado,pois para Deus há sempre um recomeço.
CONCLUSÃO :
a) Não existe pecador,por mais longe que tenha ido nas profundezas do pecado,que não possa receber a compaixão e misericórdia de Deus,o qual esta esperando para restaura-lo.
b) Não existe pecado,por pior que seja,que Deus não esteja mais que disposto a perdoar, e limpar as impurezas e imundícia da alma.
c) Não existe como recuperar os pecados perdoados,pois eles desaparecem totalmente quando Deus os lança nas profundezas do mar.
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply