COMBATENDO A FALSA RELIGIOSIDADE CONSUMISTA – Jo. 6:25-30

COMBATENDO A FALSA RELIGIOSIDADE CONSUMISTA

(Jo. 6:25-30)

 
INTRODUÇÃO: Fazendo uma leitura do comportamento do ser humano dentro de uma dimensão passada (tempos bíblicos) e presente (hoje), chegamos à conclusão que as atitudes e reações dos dois grupos nos diferentes contextos sociais não fogem a uma regra similar, ou seja, que tanto um como o outro tem uma visão da fé cristã centrada em interesses pessoais e com ênfase de fazer da religião cristã um balcão de serviços para atender a demanda consumista de um contingente grupal que tem uma visão distorcida do cristianismo.
Tal atitude é condenada e censurada por Jesus, porém, tais pessoas têm suas mentes e olhos espirituais fechados e assim não conseguem enxergar o grande perigo do erro no qual estão inseridos.
Jesus nos convida nas páginas do Novo Testamento a ir a Ele com a motivação correta e não por interesses privativos e temporais que não podem preencher o vazio existente na alma humana. No texto que está diante de nós extraímos uma grande verdade que permeia a nossa relação com Jesus.

É PRECISO IR A JESUS PELO MOTIVO CORRETO E NÃO POR AMBIÇÃO CONSUMISTA

 

CONSELHOS DADOS PELO SENHOR PARA QUE APRENDAMOS IR A ELE PELO MOTIVO CORRETO

E NÃO POR AMBIÇÃO CONSUMISTA

 
I-             TRABALHE PELA COISA CERTA (V 26-27)
ü  Nossas necessidades espirituais são mais importantes do que as físicas (Mt. 4:4)
ü  É preciso que sejamos sensíveis a sabermos quais são as nossas verdadeiras motivações… por quais razões procuramos Jesus? (Mt. 20:21-22)
ü  É necessário que compreendamos que nossas energias não podem ser gastas exclusivamente com aquilo que não trará benefícios à nossa espiritualidade (II Co. 12:15)
ü  Inversão de valores tem sido a causa na vida da maioria dos cristãos de hoje que só pensam no aqui e agora esquecendo assim do que é eterno
 
II-           EXERCITE SUA FÉ NO SENHORIO DE CRISTO (V 28-29)
ü  Crer em Jesus é a primeira reivindicação de Deus para podermos realizar sua obra (Rm. 10:8-9)
ü  A fé sempre será a condição básica para estarmos inseridos neste fazer a obra de Deus… sem fé é impossível agradar a Deus (Hb. 11:6)
ü  A ausência de fé infelizmente é algo que nos conduz a exercitarmos esta mentalidade individualista, não cremos por isso não agimos (Jo. 20:24-25)
 
III-         BUSQUE SEMPRE O VERDADEIRO ALIMENTO ESPIRITUAL (V 30-35)
ü  Não existe nenhum mal em se preocupar com o alimento material, porém a busca excessiva por ele nos torna vítima deste consumismo maléfico (Is. 55:2-3)
ü  O verdadeiro alimento que dá vida está somente em Jesus, pois ele é o pão do céu dado por Deus aos homens (Jo.6:57)
ü  Precisamos também aprender discernir sobre qual alimento é o certo
ü  Para vencer esta mentalidade nociva necessitamos aprender a cada dia buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, o material vem depois (Mt. 6:33)
CONCLUSÃO:
1-     Onde você tem investido suas energias, nas coisas desta terra ou nas coisas eternas?
2-     Qual é o lugar da relação que a fé em Cristo tem ocupado em sua vida?
3-     Com quais alimentos sua vida espiritual tem sido nutrida? Com o alimento eterno que é Jesus Cristo ou com comida oriunda da cabeça das pessoas que estão envolvidas neste mundo?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply