UMA NOVA POSIÇÃO Rm. 8:31-39

 

UMA NOVA POSIÇÃO

(Rm. 8:31-39)

 
INTRODUÇÃO: Quem tem uma posição, política, intelectual, material privilegiada, sempre desfruta de vários benefícios advindos de tal posição! Uma pessoa famosa e bem quista pela sociedade em geral sempre terá o privilégio de ser recebido com honra onde quer que vá. Uma pessoa que possui uma posição financeira, material privilegiada sempre poderá desfrutar do privilégio de fazer maravilhosas viagens para vários lugares do mundo.
 

AQUELES QUE ESTÃO EM CRISTO DESFRUTAM DE UMA

POSIÇÃO MUITO PRIVILEGIADA

 

ALGUMAS QUALIDADES QUE AQUELES QUE ESTÃO EM CRISTO DESFRUTAM

 
I-                   NINGUÉM PODE SER CONTRA ELES (V 31-32)
Þ    Que diremos, pois, à vista destas coisas?” Que coisas? O que foi descrito no contexto anterior: A- Cristo nos libertou (V 2)  B- O Espírito de Deus habita em nós (v 9)  C- Nossos corpos serão vivificados, ressuscitados (V 11)  D- Somos filhos de Deus e portanto herdeiros (V 14-17)  E- Os sofrimentos do tempo presente não se podem comparar com a glória que desfrutaremos na eternidade (V 18)  F- O Espírito Santo intercede por nós (V 26)  G- Todas as coisas coopera para o bem daqueles que amam a Deus (V 28)  H- Deus nos predestinou para sermos conformes à imagem de seu Filho (V 29)
Þ    Diante de tantas bênçãos descritas, “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (V 31)
Þ    Se Deus se dispôs a ponto de nos dar o que tinha de mais precioso, ou seja, o seu Filho, não haverá de ser por nós, não estará conosco, não nos dará tudo o que tivermos necessidade? (V 32; Mt. 6:33)
Þ    Se você está em Cristo, ninguém pode ser contra você!
 
II-                NINGUÉM PODE ACUSÁ-LOS (V 33)
Þ    Quem intentará acusar, incriminar, culpar aqueles que estão em Cristo, aqueles a quem Deus elegeu? A resposta implícita é “ninguém”. Todavia, sabemos que Satanás é o acusador (Ap. 12:10). Portanto, precisamos conhecer e crer em nossa posição espiritual em Cristo para que o inimigo não encontre ocasião em nossas vidas!
Þ    Por que ninguém pode acusa-los?  A- Porque são eleitos de Deus (V 33) B- Porque é Deus quem os justifica (V 33)
Þ    O que significa ser justificado por Deus? Significa ser declarado justo, absolvido, sem culpa. Todavia esta justificação não se dá com base em nossos méritos, pois não os temos (Is. 64:6). Esta justificação (declaração de que somos justos) se dá com base nos méritos de Cristo que nos são imputados, creditados (Rm. 3:21-24,28)
Þ    Se conhecermos e crermos nestas verdades, Satanás não terá sucesso em suas investidas contra nós. Nossa vitória contra as acusações de Satanás está no sangue de Jesus e em nosso testemunho firme da nossa fé em Cristo (Ap. 12:10,11)
Þ    Se você está em Cristo, e crê que é um eleito de Deus e que foi justificado por Ele, ninguém pode te acusar!
 
III-             NINGUÉM PODE CONDENÁ-LOS (V 34)
Þ    Absolutamente ninguém mesmo (Rm. 8:1)
Þ    No campo jurídico, primeiro deve haver uma acusação formal, para depois de provada haver a condenação. Portanto, se ninguém pode nos acusar, muito menos poderá nos condenar!
Þ    Por que ninguém pode nos condenar?
A-    Porque Jesus morreu por nós (V 34) e através da sua morte cancelou o escrito de dívida que era conta nós (Cl. 2:13-14)
B-    Porque Jesus ressuscitou (v 34) e por isso, nós também ressuscitaremos (Rm. 8:11)
C-    Porque Jesus está à direita de Deus (V 340 e espiritualmente nós também estamos em Cristo assentados nos lugares celestiais (Ef. 2:6; 1:21)
D-    Porque Jesus intercede por nós (V 34) (Hb. 7:24-25)
Þ       Lembrança para os que não creem (Mc. 16:16)
Þ       Lembrança para os que creem (Jo. 5:24)
Þ       Se você está em Cristo, ninguém pode te condenar!
 
 
IV-             NINGUÉM PODE SEPARÁ-LOS DO AMOR DE CRISTO (V 35-39)
Þ    Se ninguém pode ser contra, nem acusar e nem condenar, muito menos poderá separá-los de Cristo!
Þ    O que supostamente poderia nos separar do amor de Cristo? Dificuldade? (V 35-36) “Dificuldades não são necessariamente obstáculos para os filhos de Deus, mas, sim, o caminho apontado por Ele”.
Þ    Dificuldades não podem nos separar do amor de Cristo, muito pelo contrário, “em todas estas coisas porém, somos mais do que vencedores… (V 37)
Þ    Nada, absolutamente nada pode nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (V 38-39; Fp. 1;6; II Tm1:12.) pois Ele nos dá a vida eterna e ninguém pode arrebatar… (Jo. 10:28)
Þ    Se você está em Cristo, nada poderá separá-lo do amor de Deus!
 
CONCLUSÃO: Apropriemo-nos de nossa posição espiritual em Cristo Jesus e desfrutemos de todos os privilégios que esta posição nos concede!

Leave a Reply