O CRISTO ELEVADO Jo. 3:1-17

O CRISTO ELEVADO

(Jo. 3:1-17)

 
INTRODUÇÃO: O evangelho é algo que nos fascina, algo que permite nos fazer ligações lógicas e claras na forma de Deus conduzir o plano salvífico pró-humanidade. O texto que está diante de nós especifica muito bem o fato de Deus prover meios seguros e confiáveis para providenciar a salvação dos perdidos.
Após Deus ter miraculosamente libertado os israelitas da escravidão no Egito, eles se rebelaram contra o Senhor e passaram 40 anos vagando no deserto. Então, quando o remanescente dos israelitas se aproximava da terra que Deus escolhera para eles, falaram contra Deus de novo e contra Moisés, seu líder.
Deus enviou serpentes venenosas para morder aquelas pessoas rebeldes. Confessando que estavam errados, o povo pediu que Moisés orasse a Deus para remover as serpentes. Seguindo as orientações de Deus, Moisés levantou uma serpente de bronze sobre uma haste, e qualquer que estivesse morrendo pela mordida da serpente e olhasse para a haste, viveria. Deus, de forma miraculosa, providenciou uma maneira das pessoas escaparem das consequências do pecado (mau procedimento) delas.
Muitos anos mais tarde , Jesus – o Filho de Deus – veio a terra para nos salvar de nossos pecados e nos dar vida espiritual (salvação).Certa noite, um líder religioso chamado Nicodemos visitou Jesus. A conversa que houve entre eles revelava que qualquer pessoa pode ser espiritualmente transformada e desfrutar de um relacionamento pessoal com o Deus vivo de todo o universo.
Os israelitas olharam para a serpente de bronze levantada sobre a haste, e creram no remédio de Deus para a sua condição. Da mesma forma, as pessoas hoje podem acreditar em Jesus, que foi levantado numa cruz para carregar os pecados da humanidade, morreu, e ressuscitou dentre os mortos. Por meio do sacrifício de amor de Jesus, cada um de nós pode receber o perdão para o pecado, um renascimento espiritual, uma nova vida ao ser transformado por Deus, e a certeza da vida eterna no céu. O texto que trabalharemos hoje nos ensina como verdade central que:
 

SÓ POR MEIO DO CRISTO ELEVADO É QUE O HOMEM ENCONTRA SENTIDO PARA A VIDA

 

RESULTADOS QUE A ELEVAÇÃO DO CRISTO PRODUZ NA VIDA DO HOMEM

 
I-                   PRODUZ ESPERANÇA E SEGURANÇA PARA A VIDA (v 14-15, 20-21)
A vida eterna é o maior dos objetivos de todo aquele que procura o sentido para a vida. (Jo 10:27-28)
A fé é uma condição primária para gerar esperança e segurança no coração aflito. (Hb 11:6)
Viver com esperança e seguro é resultado da ação da verdade que ilumina. (I Ts 1:4-5; Sl 119:105)
Só por meio da elevação do Cristo é que podemos viver com esperança e segurança.
 
II-                PRODUZ O AMOR DE DEUS (V 16)
Um amor intenso e grandioso acima de qualquer definição e compreensão humana. (Jo 15:13)
Um amor que doa o filho para morrer humilhado numa cruz (símbolo da maldição). (I Jo 3:16)
Um amor que reaproxima o criador com a criatura visando a vida eterna. (Jo 1:4-5; Ef 2:4-5)
Só por meio da elevação do Cristo é que podemos experimentar o seu precioso amor.
 
III-             PRODUZ A SALVAÇÃO DO PERDIDO (V 17-19)
A missão do salvador ao ser enviado ao mundo é dar solução ao grande problema da humanidade.
(Lc 19:10; Ef 1:12-13)
O estar em trevas produzindo obras más é o motivo pelo qual precisamos de um salvador (Mt 4:16)
O objetivo do salvador não é julgar, mas salvar, porém o homem é julgado por causa de sua própria opção. (Jo 12:47-48)
Só por meio da elevação do Cristo é que podemos ter acesso à salvação da nossa alma
 
CONCLUSÃO: Em relação ao futuro você tem conseguido desfrutar de uma vida marcada por esperança e segurança conforme promessa do salvador? Você tem certeza de sua salvação? Onde você estará na eternidade?  O que representa para você a manifestação do amor de Deus dando seu Filho para morrer na cruz em seu lugar, produzindo assim a salvação de sua alma? Que valor você considera em relação a isso? Quais implicações terão no seu futuro?
Pr. Carlos Norberto da Silva

Leave a Reply